As fortes chuvas que atingiram a cidade de Rio das Ostras nessa quarta-feira, 4, levaram equipes da prefeitura para as ruas, na tentativa de conter danos e monitorar a situação diante dos 91 milímetros (mm) de chuvas em apenas duas horas.
Segundo o município, a chuva que caiu nessa quarta-feira representa metade do volume previsto para todo o mês de fevereiro, que já soma, apenas 5 dias, um total de 151 mm de chuva, mais da metade dos 253 mm que caíram na cidade em todo mês de janeiro.
A situação deixou o município em alerta máximo, com equipes da Coordenadoria de Defesa Civil e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) atuando de forma ininterrupta por 24 horas, com uso de máquinas e caminhões.
O foco das ações foram a limpeza de sistemas de drenagem, para auxiliar no escoamento da água das chuvas, e no monitoramento das bacias hidrográficas, além de atuação nas vias públicas da cidade, minimizando os impactos para os moradores.
“Desde o 1º momento, nossas equipes estiveram de prontidão para atender às demandas provocadas pelas chuvas. O acumulado em apenas duas horas foi muito elevado e deixou o solo encharcado, por isso qualquer precipitação mais intensa gera impactos significativos”, contou o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Martins.
De acordo com o alerta meteorológico emitido pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Estado do Rio (CEMADEN-RJ), recebido nesta quinta-feira, 5, o céu permanece nublado a encoberto, com previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em todo o Estado.
O CEMADEN-RJ alerta ainda para a previsão de tempo instável até domingo, 8, em Rio das Ostras e região, com possibilidade de pancadas de chuva forte a muito forte, acompanhadas de granizo, raios e rajadas de vento, que podem chegar a 85 quilômetros por hora (km/h).
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria de Defesa Civil, que funciona 24 horas, pelos telefones (22) 2760-8394 ou 199, assim como com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo 192, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Leave a Comment