X

Campos sedia o Connex-E 2025 para debater energia e desenvolvimento econômico

O município de Campos dos Goytacazes irá receber no próximo dia 12 de dezembro o Connex-E 2025. Na ocasião, gestores municipais, empresas, pesquisadores, investidores e representantes da sociedade civil vão debater os rumos do desenvolvimento econômico fluminense a partir da energia, da economia azul, da inovação e das vocações territoriais. O encontro será realizado no auditório do Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF).

A edição deste ano está sendo promovida pela Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), do qual o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, é o atual presidente. A programação contará também com painéis executivos, rede de entrevistas, podcasts, exposição de marcas e projetos, dentre outros.

O evento cujo tema é “Conectando Energia, Desenvolvimento e Territórios” irá promover um debate sobre os desafios e oportunidades dos municípios produtores de petróleo e gás natural.

Na programação estarão incluídos debates sobre o futuro da Bacia de Campos, o redesenho das receitas municipais com o ciclo de Royalties 4.0, a expansão da economia azul e os caminhos para o crescimento da economia fluminense por meio de energias renováveis, como hidrogênio, solar, eólica e bioenergia.

Um dos destaques será a Rodada de Negócios Connex-E, realizada em parceria com Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Porto do Açu e Rede Petro-BC, que conectará pequenos negócios a grandes empresas do setor energético e de infraestrutura, ampliando oportunidades de fornecimento, inovação e geração de emprego.

O evento também contará com o lançamento de duas obras: “Participações Governamentais – do petróleo e gás natural”, de Paulo Enrique Mainier, e o e-book “Inteligência Artificial em Diálogo – Desafios Interdisciplinares do novo século”, da professora Ângela Dias Mendes.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves, sediar o Connex-E em Campos reforça o protagonismo do município na agenda energética nacional e evidencia a importância estratégica da cidade no novo ciclo de investimentos previsto para a Bacia de Campos.

“Campos sempre foi um território decisivo para a cadeia produtiva do petróleo, mas agora vivemos um momento crucial. A revitalização da Bacia de Campos, aliada aos investimentos em descomissionamento, novas tecnologias e energia renovável, terá impacto direto na nossa receita futura e na geração de empregos para milhares de famílias. Vejo o Connex-E como uma oportunidade fundamental para posicionarmos Campos no centro das decisões que moldarão o desenvolvimento econômico da região nos próximos anos”, disse Marcelo Neves.

A Ompetro é uma entidade que reúne municípios produtores, especialmente na Bacia de Campos, para defender seus interesses em temas energéticos, como distribuição de royalties, participação especial e políticas de desenvolvimento territorial. Em 2026, a organização promoverá novas edições do Connex-E em Rio das Ostras, Niterói e Maricá.

Leave a Comment