Foi realizada na última quarta-feira (21) a primeira captação de órgãos do ano em Campos. O procedimento foi realizado no Hospital Ferreira Machado e teve início às 11h, sendo concluído às 18h. A ação mobilizou várias equipes especializadas.
Segundo informações, a doação partiu de uma família de um homem de 47 anos. Morador do Parque Lebret, ele foi morto após ser atingido por um disparo de arma de fogo no crânio. O procedimento envolveu a captação de rins, córneas, ossos, tendões, órgãos e tecidos. A expectativa é que eles ajudem pacientes que aguardam na fila nacional de transplantes.
O procedimento foi realizado pela equipe do NF Transplantes. Também participaram residentes de traumatologia e Ortopedia.
De acordo com a médica responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HFM, Patrícia Rangel, o gesto da família transforma a dor da perda em esperança.
“A doação autorizada pela família contemplou a captação dos rins, córneas, ossos e tendões. Uma perda irreparável que pode ser confortada pelo ato de doar vida a outros. A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HFM é comprometida em acolher a família enlutada e ofertar o direito à doação de órgãos e tecidos”, destacou.
A médica também ressaltou o trabalho da equipe de enfermagem durante todo o processo. “Destaca-se a enfermeira Roseli Pacheco, integrante da equipe, que acolheu essa família, explicou todo o processo e deu o devido seguimento, que culminou com a doação”, completou Patrícia Rangel.
Leave a Comment