A campanha De olho no Coral-Sol será promovida no próximo dia 18, em Arraial do Cabo
No próximo fim de semana, será realizada em Arraial do Cabo a campanha De olho no Coral-Sol. O evento, que faz parte do Projeto Coral-Sol, do BrBio – Instituto Brasileiro de Biodiversidade, em parceria com a Operadora Sandmar, visa combater uma espécie de coral invasor, que tem habitado o litoral da região.
De acordo com a organização da campanha, o objetivo é sensibilizar mergulhadores e operadoras de mergulho para o apoio às medidas de conservação marinha e combate ao coral-sol, espécie invasora originária do Indo-Pacífico e que, atualmente, ameaça a biodiversidade do litoral brasileiro e de outros países das Américas.
“Nós queremos inserir a sociedade na temática da bioinvasão e levar, através do Projeto Coral-Sol, a importância da conservação marinha para o cotidiano das pessoas. Os praticantes de mergulho são os "olhos" do projeto debaixo d´água e nos ajudam a registrar novas ocorrências e sua alarmante expansão”, comenta Elianne Omena, coordenadora da nova fase do Projeto Coral-Sol.
A programação inclui palestra sobre o bioinvasor e mergulho com direito à remoção destes organismos. Para participar, não é necessário ser mergulhador. Os interessados sem certificação devem apenas marcar um batismo, mergulho acompanhado de um instrutor.
“É importante lembrar que os corais invasores são removidos do ambiente marinho com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em nome do BrBio, sob uma permissão de pesca científica”, explica Simone Oigman-Pszczol, diretora executiva do BrBio.
Sobre o Projeto Coral-Sol - O Projeto Coral-Sol nasceu em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas. O Projeto Coral-Sol (PCS) é pioneiro no combate da bioinvasão marinha no Brasil. Possui parceria com as universidades, instituições governamentais públicas federais, estaduais, municipais, iniciativas privadas e a sociedade civil.
Leave a Comment