X

Campanha do Outubro Rosa começa com ações voltadas para saúde da mulher em Macaé e Cabo Frio

Começou em algumas cidades da região, como Macaé e Cabo Frio, a campanha internacional do Outubro Rosa, que visa a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama.

Em Macaé, as atividades da campanha começam nessa quarta-feira, 4, em evento realizado pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior, com apoio da Unamama, e que acontece no auditório Cláudio Ulpiano, no Bloco A da Cidade Universitária.

Batizado de “Outubro Rosa – Que as flores do Outubro Rosa brotem mais fortes que o tempo!”, o evento acontece das 13h às 17h, e será marcado por uma programação vasta e diversificada, trazendo diversos convidados especiais para debater o tema.

Entre eles estará o nutricionista clínico e esportivo, especialista em fitoterapia, Dr. Luiz Fernando Miranda, o advogado Mateus Rust, a fotógrafa Cláudia Barreto, o médico oncologista Flávio Antunes, e o médico psiquiatra Joelson Rodrigues.

De acordo com a Prefeitura de Macaé, a composição da mesa terá ainda a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, a secretária de Educação, Leandra Lopes, e a coordenadora da Unamama, Waleska Freire.

Na programação está ainda um esquete teatral com a atriz Ilma de Ouza, que abordará a prevenção ao câncer de mama; contação de história com Margarida Barcelos, do Grupo HistoriArte, da Secretaria de Educação; oficina de Ikebana, com Nivia Mendes Cardoso, da Escola de Ikebana Sanguetsu, da Fundação Mokiti Okadauma; e apresentação do Coral da Cidade Universitária, sob a coordenação de Gunnar Taets.

Em Cabo Frio, as atividades da campanha começaram nessa segunda-feira, 2, com uma grande ação realizada pela Secretaria de Saúde, com atendimento móvel de exames que segue até a próxima sexta-feira, 13, em frente ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios.

Oferecido pelo caminhão do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), que é equipado para realizar exames de mamografia, densitometria óssea, oftalmologia, exame preventivo e ultrassonografia, além de atendimentos médicos, o serviço está disponível de segunda a sexta, das 8h às 18h.

“Esta é uma iniciativa de extrema importância para a saúde das mulheres de nossa cidade. A detecção precoce é fundamental na luta contra o câncer, e com esse atendimento móvel, estamos tornando mais fácil para todas as mulheres cuidarem de sua saúde”, afirmou a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (REPUBLICANOS), que esteve no local no 1º dia de atendimento.

Para o secretário de Saúde, Bruno Alpacino, além da ampliação do acesso aos serviços de saúde da mulher, o caminhão da CAM também conta com uma boa diversidade de exames que podem ser feitos pelas pacientes.

“Este é mais um recurso promovido pela Secretaria de Saúde para incentivar e contribuir para a prevenção da saúde da população. No caminhão são feitos diversos exames além da mamografia. No mesmo dia, a paciente pode realizar os demais exames como preventivo e ultrassonografia. Esperamos que a ação promova ainda a conscientização da população sobre a importância do autocuidado”, reforçou Bruno Alpacino.

Para utilizar os serviços da unidade móvel, as mulheres devem levar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e comprovante de residência em nome próprio ou declaração em nome de terceiros, lembrando que o atendimento segue a ordem de chegada, e que a capacidade é de 100 atendimentos diários para cada exame.

Visando facilitar o acesso das pacientes ao serviço, a Prefeitura de Cabo Frio também já antecipou a programação da unidade móvel, que segue em frente ao CEAD até o próximo dia 13, antes de estacionar em frente ao Hospital Otávio Cardoso dos Santos, localizado no Jardim Esperança, onde permanece até o dia 31.

“O caminhão tem locais de estacionamento específicos ao longo do mês de outubro para garantir que as mulheres de cada região tenham acesso aos serviços, de segunda a sexta-feira”, explicou o município.

Além do caminhão da CAM, a prefeitura também anunciou que durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) realizam uma série de ações e orientações voltadas para a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, assim como ampliarão a oferta de cuidados voltados para a saúde da mulher.

Leave a Comment