X

Búzios está entre as cidades da Região dos Lagos com maior adesão à Campanha de vacinação contra gripe

O município de Búzios está entre as cidades da Região dos Lagos com maior índice de adesão à Campanha de vacinação contra a influenza. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento Búzios aplicou mais de cinco mil e quinhentas doses da vacina, atingindo cerca de 70% de sua meta.

Ainda de acordo com o município, todos os postos de saúde da cidade estão participando da campanha, além disso, agentes Comunitários de Saúde estão percorrendo as casas, realizando a busca ativa dos grupos prioritários que devem receber a vacina. A vacinação externa acontece também nas escolas da rede e Apae, buscando sempre a população alvo, ou seja, as pessoas que se encontram nas faixas etárias contempladas pela campanha.

Em Cabo Frio, apenas 45% do público-alvo foi imunizado, segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde. O percentual estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde no começo da campanha foi de 90%.

No município, 215 profissionais estão mobilizados em 23 postos para atender a população, desde o dia 10 de abril.

A Secretaria de Estado de Saúde de Arraial do Cabo informou que 4.162 pessoas foram vacinadas, sendo que a expectativa é alcançar 9.200. Ou seja, a coberta não chegou a 50%.

Na cidade, a vacinação está sendo realizada todos os dias conforme cronograma de horário nas unidades básicas de saúde de nosso município. Além disso, os agentes de saúde fazem buscas ativas na hora da visita domiciliar.

 

 

Sobre a campanha - Por não atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro prorrogou o prazo de vacinação contra a gripe nos 92 municípios. Inicialmente programada para ser encerrada no dia 31 de maio, a campanha foi estendida para o dia 15 de junho. A meta é atingir uma cobertura vacinal de 90% do público-alvo.

No Estado do Rio de Janeiro, desde a abertura da campanha, que aconteceu no dia 10 de abril, foram imunizados 2,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 54,5% de cobertura. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 4,9 milhões de pessoas.

Lembrando que devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto. A vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. A vacina também está sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES informa que foram notificados, em 2019, 77 casos, com 18 óbitos, incluindo uma morta em Cabo Frio e outra em Búzios. Em 2018, foram notificados 233 casos de influenza, com 30 óbitos.

Leave a Comment