X

Aeroporto de Macaé inaugura usina solar e se torna o primeiro do Brasil autossuficiente em energia limpa

Foi realizada nesta terça-feira (10) a inauguração da Usina Solar do Aeroporto de Macaé. Administrado pela Zurich Airport Brasil, o terminal agora é o primeiro do Brasil a ser autossuficiente em energia limpa. No total, foi realizado um investimento de R$ 2,94 milhões, com a usina contendo 1.444 painéis solares e uma potência instalada de 1 MW, suficiente para suprir toda a demanda energética do aeroporto.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Macaé, Welberth Rezende. Quem também marcou presença foi o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse. A obra teve início em outubro de 2025 e foi concluída no fim do último ano.

“A inauguração da usina solar de Macaé reforça o compromisso da Zurich Airport Brasil com a sustentabilidade nos aeroportos em que atuamos. Reduzir nossa pegada de carbono e contribuir para uma indústria mais sustentável são compromissos da nossa empresa”, explica Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

O Aeroporto de Macaé também recebeu recentemente um investimento de R$ 220 milhões feito pela Zurich. Os recursos foram destinados para a construção da nova pista de pouso e decolagens, inaugurada em junho de 2025. A nova pista conta com 1.410 metros e mudou a categoria da base portuária, que agora pode receber o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte – classe C, como o 737-800.

O Aeroporto também ganhou destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar na categoria aeródromos terrestres na premiação entregue pelo Programa de Excelência e Eficiência Operacional Aéreo e Marítimo – PEOTRAM 2024, da Petrobras. Considerado uma das principais referências em segurança e eficiência no setor de óleo e gás do Brasil, o PEOTRAM completou 20 anos em 2025.

O prêmio levou em consideração indicadores técnicos e operacionais durante o ano de 2024. O reconhecimento reforça a posição do Aeroporto de Macaé como referência em segurança e excelência operacional, além de oferecer uma das melhores infraestruturas aeroportuárias do setor offshore.

Além dessa premiação, o Aeroporto de Macaé conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que avalia e classifica os aeroportos por suas práticas ambientais diante dos desafios da transição energética e das mudanças climáticas. A premiação destacou as iniciativas do Macaé Airport em gestão de emissões de carbono, qualidade do ar e ruído, na categoria de aeroportos até 200 mil passageiros.

 

Leave a Comment