X

São Pedro da Aldeia sedia 1º Fórum Regional de Segmentos Artísticos Culturais da Baixada Litorânea

Fachada do Teatro Municipal Dr. Átila Costa, onde será realizado o evento cultural em São Pedro da Aldeia

Evento será realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, no bairro Nova São Pedro

Daniela Bairros

São Pedro da Aldeia sediará na próxima quarta-feira (24), às 14h, o 1º Fórum Regional de Segmentos Artísticos Culturais da Baixada Litorânea. Voltado para a construção de políticas públicas de cultura, o evento será realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, localizado na Rua Francisco Santos s/nº - bairro Nova São Pedro.

Está prevista a participação de aproximadamente  350 representantes das dez cidades que compõem a Baixada Litorânea: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

Com objetivo de contribuir para a efetivação das ações e metas do Plano Estadual de Cultura, os Fóruns Regionais e Setoriais Artísticos Culturais são órgãos integrantes do Sistema Estadual de Cultura e são destinados para artistas das cidades, gestores públicos municipais e estaduais de cultura, conselheiros municipais e estaduais de cultura.

Durante as reuniões prévias regionais, o ponto alto é o debate inicial sobre os documentos-referências dos diversos segmentos (Artes Cênicas; Música; Cultura Popular; Audiovisual; Literatura; Artes Visuais   e também Museus, Patrimônio e Economia Criativa), até a culminância de formulação dos planos setoriais, na 4ª Conferência Estadual de Cultura do RJ, prevista para ser realizada no final de outubro de 2017.

A secretária adjunta de Cultura do município, Edlúcia Marques, falou sobre a expectativa em sediar a primeira edição do fórum. “Estamos lisonjeados em sermos anfitriões de um evento que irá propor e discutir ações na área cultural. Além disso, possibilitará dar mais visibilidade a nossa cultura. Teremos uma excelente oportunidade para mostrar nosso patrimônio e riquezas e divulgar ainda mais nossa cidade, principalmente, no ano em que comemoramos 400 anos de fundação”, salientou. Para ela, é fundamental organizar os Fóruns Regionais e Setoriais Artísticos Culturais buscando, dentre outros propósitos, articular toda sociedade civil, artistas, agentes, animadores, produtores, pesquisadores de cultura, gestores públicos de cultura, conselheiros municipais e estaduais, e membros da Secretaria de Estado de Cultura.

Crédito: Divulgação

Leave a Comment