A Região dos Lagos do Rio de Janeiro é um dos destinos mais paradisíacos do Brasil. É um roteiro de praias e belezas naturais impressionates.
Essa região também conhecida como Costa do Sol, onde se encontra sol praticamente o ano inteiro, com exceção de um curto período de chuvas. Roteiros turísticos de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Araruama, são os destinos mais procurados da Região dos Lagos. Entretanto, outras cidades fazem parte dessa região, sendo um convite para conhecer todas elas.
Búzios
É a cidade mais badalada do roteiro. Ela é famosa não apenas pelas belezas naturais. A antiga vila de pescadores possui restaurantes, bares e pousadas sofisticados, além de inúmeras lojas de grife.
O balneário conta com cerca de vinte praias. Geribá é a praia para quem quer surfar ou paquerar, enquanto a Ferradura é ideal para famílias com crianças. Os adeptos de esportes náuticos, como o kitesurf e o windsurfe, vão encontrar bons ventos em Manguinhos. Um passeio de barco conduz às praias e ilhas mas paradisíacas de toda a região.
A noite em Búzios é pura badalação. A Rua das Pedras e a Orla Bardot são o point.
Cabo Frio
É a referência quando se trata da Região dos Lagos, oferecendo uma das melhores infraestruturas.
Seu visual é incrível, com mar cristalino e dunas de areias branquinhas. A Praia do Forte está entre as mais frequentadas por jovens e turistas, enquanto a Praia das Conchas é calma, ideal para famílias. Já as praias do Foguete e das Dunas são as preferidas pelos surfistas. Cabo Frio também é propícia para os adeptos do mergulho e do iatismo.
A vida noturna é bem agitada em Cabo Frio, onde o point é o Boulevard Canal, que conta com um calçadão repleto de bares e restaurantes. Já para quem quer fazer compras, a dica é a Rua dos Biquinis.
Arraial do Cabo
É o destino ideal quando se quer certa tranquilidade, uma vez que conserva as características de uma vila de pescadores.
Possui um dos melhores pontos para praticar o mergulho, onde águas de uma transparência incomparável permitem observar a rica vida marinha da região.
Passeios de barcos conduzem à Ilha do Farol, que abriga uma das praias mais bonitas do país, além da Gruta Azul, uma gruta de grande beleza natural que só pode ser visitada quando o maré está baixa.
A Praia Grande é o território dos surfistas e adeptos dos esportes náuticos. Mas fica a dica: não perca o pôr do sol no Pontal do Atalaia.
Araruama
É famosa por abrigar a segunda maior lagoa do país. Aliada aos ventos constantes, está entre as melhores raias do mundo para os esportes de vela.
A cidade possui praias lacustres, próprias para a prática do iatismo, windsurfe e kitesurf. A Praia de Iguabinha é o point dos esportes náuticos, enquanto Novo Horizonte e Araruama são frequentadas por famílias e amigos. Já Massambaba e Seca são praias oceânicas, preferidas por surfistas.
Na orla da lagoa encontra-se calçadões, quiosques e bares que atraem bastante movimento. As salinas de Araruama oferecem um visual um tanto quanto inusitado.
Mini Roteiro
Para aproveitar bem a Região dos Lagos fique pelo menos uma semana. O primeiro e o segundo dias são ideais para aproveitar as praias de Cabo Frio e as atividades esportivas. No terceiro e quarto dias, a dica é relaxar em Arraial do Cabo, passear de barco e praticar o mergulho. Todos se encantam com a rica vida marinha da região.
O quinto dia é ótimo para quem quer curtir uma praia em Araruama e praticar esportes náuticos. No sexto e sétimos dias, aproveite ao máximo Búzios. Pode-se passear de barco, fazer compras, relaxar nas praias e ainda aproveitar a sua badalada vida noturna.
Outros atrativos
Pode ser que se queira esticar a viagem. Nesse caos, há outros atrativos interessantes na região.
A dica é visitar as cidades de Maricá, Saquarema, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Todas na Região dos Lagos, em direção à capital fluminense. Já a cidade de Rio das Ostras é a mais afastada, entretanto, reserva praias e belezas naturais tão deslumbrantes quanto as dos demais municípios.
Mas veja bem: se for ficar mais tempo, próxima à Região dos Lagos fica a Serra Verde Imperial, um destino rico em cultura onde um belo conjunto de montanhas oferece roteiros ideias para quem curte uma trilha.
Esio Bellido
Foto: Divulgação
Leave a Comment