Iniciativa é uma parceria da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda com a empresa, por meio do “Viva Bairro”
Daniela Bairros
A Feira das Artes, que acontece na sede da Sociedade Musical Nova Aurora, em Macaé, aos sábados, ganha mais um espaço. Desta vez, a ação acontece no Supermercado Extra, no bairro Riviera Fluminense, neste domingo (2), das 10h às 17h. O projeto é uma parceria da Secretaria Adjunta de Trabalho de Renda com a empresa, por meio do "Viva Bairro", do Grupo Pão de Açúcar. O objetivo é criar e apoiar ações de impacto socioambiental que envolvam as comunidades no entorno das lojas, gerando valor compartilhado e o desenvolvimento local.
“Vamos manter as atividades na Sociedade Nova Aurora todos os sábados.
Segundo a artesã Raquel Beatriz, de 35 anos, o intuito é oferecer arte de qualidade e oportunidade de obter uma renda alternativa. A expectativa, segundo ela, é que o projeto contribua também com o aumento das vendas. “Esperamos que este aumento seja de 50%”.
Com a arte em tecido, Raquel, que há dois anos foi demitida de uma empresa offshore, onde trabalhou durante 14 anos, encontrou uma alternativa de se recolocar no mercado de trabalho.
A consultora de artesanato da Secretaria Adjunta de Trabalho de Renda, Neide Santos Brito, pontuou que o intuito da secretaria é gerar possibilidades de negócios para os artesãos de Macaé. "A maioria das artesãs é composta por mães que buscam possibilidades e visibilidade para geração de renda", destacou a consultora.
A Feira das Artes no Supermercado Extra vai contar com 13 barracas de artesanato e gastronomia. De acordo com a artesã Ângela Maria Pereira, da Associação Macaense de Culinária e Artesanato com o Peixe Peruá (Amacape), bijuterias de pele e escama de peixe, além de farinha com casca de camarão, estarão entre as opções oferecidas.
A ação no supermercado Extra é experimental, porém, de acordo com a consultora Neide Santos Brito, o Grupo Pão de Açúcar viabiliza a opção da feira acontecer todos os domingos, conforme ocorre na Nova Aurora aos sábados, das 9h às 14h. Caso isso ocorra, o objetivo da Secretaria Adjunta de Trabalho de Renda é ampliar o número de barracas expostas.
Os artesãos que desejam participar do projeto devem comparecer à Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, localizada na Rua Alfredo Backer, nº 363, Centro, de 8 às 17h e fazer o cadastro.
Sobre o projeto Feira das Artes
Em um espaço tradicional e histórico da cidade, a Feira das Artes acontece, aos sábados, na sede da Sociedade Musical Nova Aurora, no Centro.
Cerca de 10 barracas oferecem produtos artísticos com preços atrativos. O público também pode contar com opções de culinária de doces e salgados. A feira é uma forma de alunas e ex-alunas dos cursos promovidos pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda complementarem sua renda. "O objetivo da secretaria é gerar possibilidades de negócios para os artesãos de Macaé. Então, cada vez mais, vamos buscar novos lugares, novas opções para ajudar esses profissionais", afirmou o secretário adjunto de Trabalho e Renda, Leonardo Pessanha, acrescentando que a cidade hoje possui cerca de 200 artesãos cadastrados.
A Feira das Artes seguirá todos os sábados, sempre das 9h às 14h.
Crédito: Guga Malheiros
Leave a Comment