X

Em Macaé, Sindipetro-NF promove roda de conversa em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Com o tema “Memória e Construção da Identidade Negra”, o evento será às 18h, na sede da entidade.

O Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense) promove nesta quarta-feira (22), roda de conversa em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado nessa segunda-feira (20). Com o tema “Memória e Construção da Identidade Negra”, o evento será às 18h, na sede da entidade.

O evento será aberto com a apresentação do coral do Sindipetro-NF regido pelo maestro Wilson dos Santos Souza, acompanhado do tecladista Marcos Caê.

Em seguida, será exibido o documentário premiado "Menino 23" e debatido com a professora da UFRJ e membro do Neab-UFRJ/UFF Macaé, Caroline Guilherme. O filme começa a partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

“O Sindipetro-NF consolidou a comemoração do Dia da Consciência Negra em Macaé, por meio dos eventos que promove há anos em seu teatro. Esse ano debatemos como se deu a construção da identidade negra em nosso país”, comentou a diretora de formação, Conceição de Maria.

Daniela Bairros

Crédito: Divulgação

Leave a Comment