Viabilizada pela Lei Rouanet, peça infantil busca conscientizar a população por meio das aventuras da tartaruga Casquinha
Daniela Bairros
O espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” chegou nessa segunda-feira (21) à Região dos Lagos. Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio da Prolagos e apoio do Instituto Equipav, a peça infantil fará 40 apresentações gratuitas em escolas municipais de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, além de praças públicas e teatros. As sessões seguem até o final de novembro. A peça tem como foco democratizar o acesso à cultura e conscientizar a população local sobre o meio ambiente.
Este ano, “Aventuras no Mundo Encanado” traz texto inédito e um novo protagonista. Por meio de uma abordagem lúdica, o espetáculo contará uma história que terá como protagonista uma tartaruga e também as características geográficas da região, contextualizado para as problemáticas enfrentadas no dia a dia.
O espetáculo desenvolve-se com um pescador inconformado com a degradação das águas e do meio ambiente da Região dos Lagos no Rio de Janeiro e que busca ajuda para levar a conscientização à população. Surge a Casquinha, uma tartaruga muito esperta e destemida, que junto ao pescador enfrenta os que possuem hábitos que prejudicam o meio ambiente e ensina formas melhores de se utilizar a água evitando o desperdício.
“A peça apresenta uma mensagem de conservação do meio ambiente e reforça a importância do esforço coletivo para a preservação da natureza. Além disso, as crianças também têm a oportunidade de conhecer como funcionam os sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto de maneira lúdica e interativa. Com história e personagens criados a partir das características da Região dos Lagos, a peça torna-se ainda mais atraente para o público local, que se transforma em agente disseminador, ampliando o alcance destas mensagens”, afirma Carlos Roma, presidente da Prolagos.
Na edição de 2017, a peça já passou pela cidade de Buritis (Rondônia). Além do Rio de Janeiro, o espetáculo será apresentado em outros quatro estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pará), somando 160 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas. Está é a quinta edição do projeto. De 2013 a 2016, o espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” realizou 518 apresentações gratuitas pela Lei Rouanet e impactou diretamente cerca de 98 mil crianças.
“Queremos levar cultura e informação para aqueles que não têm acesso, de forma que todos possam se conscientizar do papel importante que têm dentro do ecossistema e na sua preservação e, com isso, modificar suas atitudes diárias e torná-los mais responsáveis”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.
Confira a programação
Data: 23/08
Horário: 10h e 16h
Local: Projeto CircoLo Social - Búzios
Data: 24/08
Horário: 10h30 e 16h
Local: Escola Municipal Deodoro Azevedo – Cabo Frio - Guarany
Data: 29/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: Escola Municipal Domingos Gouvea (Cabo Frio – Portinho)
Data: 30/08
Horário: 10h e 14h
Local: Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas (Búzios – Manguinhos)
Data: 31/08
Horário: 14h e 15h30
Local: Escola Municipal Francisco Sobrinho (Arraial do Cabo – Monte Alto)
Legenda: Alunos do projeto Circolo Social, em Búzios, vão assistir à peça nesta quarta-feira (23)
Crédito: Divulgação
Leave a Comment