X

Saúde de Cabo Frio reforça estratégias de vigilância e diagnóstico em evento estadual

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio integrou a programação do Seminário Estadual de Hanseníase, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, realizada na sede do órgão, no bairro Rio Comprido, na capital fluminense.

Promovido no último dia 6, o encontro reuniu gestores e trabalhadores da área de diferentes municípios com um objetivo direto: atualizar conhecimentos técnicos, compartilhar práticas bem-sucedidas e alinhar estratégias de vigilância, diagnóstico precoce e assistência às pessoas afetadas pela doença. Na prática, menos discurso institucional e mais troca de experiência de campo.

O município foi representado por três profissionais da rede pública: a responsável pelo Planejamento da Atenção Básica, Ana Morato; a enfermeira Teresinha Moraes, que atua nos Ambulatórios da Saúde Coletiva; e a superintendente da Vigilância Epidemiológica, Thaís Ramos.

Segundo Thaís, "a participação reforça o compromisso do município com o fortalecimento da rede de atenção, a qualificação das equipes e o aprimoramento das ações voltadas ao enfrentamento da hanseníase e ao cuidado integral da população".

Em Cabo Frio, o diagnóstico e o tratamento da hanseníase são ofertados no ambulatório do PAM de São Cristóvão, na sala 22, ponto de referência para atendimento e acompanhamento dos pacientes.

Leave a Comment