X

Fiscalização em área de dunas evita degradação ambiental em Cabo Frio

O Grupamento Operacional de Praia (GOP) da Guarda Civil Municipal realizou, na manhã desta quinta-feira (6), uma operação nas dunas e áreas de restinga de Cabo Frio, identificando situações de risco ambiental, como acampamentos irregulares, acúmulo de lixo e até um foco de incêndio provocado de forma intencional.

Durante a ação, os agentes se dirigiam à região de dunas do Braga para apurar uma denúncia quando flagraram um homem colocando fogo em fios de cobre para extrair o material. A fumaça já podia ser vista à distância. Ao perceber a presença da equipe, o suspeito apagou as chamas com ajuda de areia, mas fugiu logo em seguida. O cobre e outros objetos encontrados foram apreendidos.

Em outro ponto, dentro da vegetação, a Guarda encontrou barracas improvisadas e indícios de uso de drogas. Garrafas, lonas e travesseiros estavam espalhados pelo local, mas ninguém foi encontrado. Todo o material foi recolhido, e a Comsercaf foi acionada para fazer a limpeza devido à grande quantidade de resíduos deixados na área.

Durante o patrulhamento na Duna Boa Vista, nas proximidades da Praia do Forte, a equipe se deparou com uma cena semelhante: mais acampamentos abandonados e lixo acumulado. Próximo dali, um grupo foi flagrado consumindo entorpecentes. Os guardas realizaram a dispersão e removeram os objetos deixados no local.

As operações do GOP ocorrem diariamente e têm como foco proteger o ecossistema das dunas, evitar incêndios e coibir o uso irregular de áreas públicas e de preservação ambiental. Acampamentos e queimadas em locais protegidos são práticas proibidas e configuram crime ambiental.

A população pode colaborar denunciando situações suspeitas pelos canais oficiais da Guarda Civil Municipal, através do número 153.

Leave a Comment