A Secretaria de Assistência Social, por meio da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo, realizou nesta quarta-feira (3) a Ação PcD, em parceria com o Shopping Park Lagos. A iniciativa reuniu serviços, orientações e atendimentos voltados às pessoas com deficiência, reforçando a relevância da inclusão e do acesso a direitos.
A mobilização celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma data dedicada a ampliar a compreensão sobre as pautas da deficiência e incentivar o respeito, a dignidade e o bem-estar das pessoas com deficiência na sociedade.
“Precisamos levar informações e dignidade para a pessoa com deficiência”, afirmou Adriana Moraes, coordenadora terapêutica da Apae de Cabo Frio, que participou do evento junto da filha, Manoela, que tem Síndrome de Down.
Ao longo da ação, o público teve acesso a diversos serviços e orientações, como emissão de ingressos via QR code; informações sobre o Vale Social; solicitação de vagas de estacionamento prioritárias; emissão da carteira do autista (CIPTEA) e da carteira de fibromialgia (CIPFIBRO). Também houve esclarecimentos sobre doações ao programa “Multa do Bem”, que beneficia instituições cadastradas e atuantes no atendimento a pessoas autistas, como APPAA Casa Azul, Mães Coragem, APAE e Instituto Woody.
O superintendente adjunto da Pessoa com Deficiência e Autismo, Anderson Macleyves, destacou que ações como essa representam avanços essenciais na construção de uma cidade mais acessível. “Nosso compromisso é abrir portas para que as pessoas com deficiência tenham acesso a oportunidades reais de trabalho, sendo valorizadas por suas competências e talentos. Essa iniciativa reforça o papel da Prefeitura em promover inclusão e direitos para todos”, afirmou.
Leave a Comment