Cabo Frio promoveu neste sábado (6) mais uma etapa da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. A iniciativa, conduzida pela Guarda Civil Municipal, marcou o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro. Criada por lei em 2007, a data integra o movimento internacional do Laço Branco, que incentiva homens a assumirem postura firme e ativa diante da violência de gênero.
Como símbolo do ato, laços brancos foram afixados nas viaturas que seguiram em comboio por diversos pontos da cidade. O percurso incluiu o Braga, Praia do Forte, Lido e finalizou na Passagem, diante da sede da Patrulha Maria da Penha, na Praça Gentil Gomes de Farias. Ao longo do trajeto, equipes realizaram distribuição de folhetos, reforçando a necessidade de responsabilidade masculina, respeito e prevenção.
O guarda municipal Onias Freitas, do Grupamento de Trânsito, ressaltou o peso da ação ao afirmar: “Cabo Frio estava precisando fazer esse movimento, sendo realmente muito preciso. A Guarda Municipal está à disposição e, assim que precisar, estamos prontos para a luta e para qualquer chamada”.
A inspetora-adjunta Regiane Costa, responsável pela Patrulha Maria da Penha, reforçou que o movimento ultrapassa o simbolismo do comboio. “Quando os homens se colocam como parte da solução, mostramos que a responsabilidade contra a violência é coletiva. O Laço Branco é um convite para que eles reconheçam seu papel e ajudem a transformar essa realidade”.
A programação continua nesta segunda-feira (8), às 10h, com uma ação de conscientização na Praça Porto Rocha, no Centro, que incluirá nova panfletagem dentro da Blitz de Conscientização.
Denúncias podem ser registradas pelo telefone 153.
Leave a Comment