X

Cabo Frio intensifica fiscalização e retira acampamentos ilegais em pontos sensíveis

A Guarda Marítima e Ambiental, o Grupamento Operacional de Praia e o Grupamento Tático Móvel realizaram, nesta quinta-feira (27), uma operação conjunta de fiscalização em áreas protegidas do município, foco recorrente de ocupações irregulares.

No Morro da Guia, a equipe identificou um acampamento montado ilegalmente em área de preservação permanente. A estrutura improvisada foi removida, e os materiais deixados no local serão recolhidos pela limpeza urbana, já que foram descartados de maneira considerada inadequada.

A patrulha seguiu até a Duna Boa Vista, na Praia do Forte, outro ponto sensível e protegido pela legislação ambiental. Ali, os agentes localizaram três acampamentos irregulares. As estruturas foram retiradas, e as pessoas foram orientadas sobre a proibição de uso recreativo e ocupação dessas áreas, normas previstas tanto em legislação federal quanto nas regras municipais que tratam da proteção das dunas.

O Código Municipal de Meio Ambiente e a Lei Federal nº 9.605/1998 classificam esse tipo de ocupação como infração ambiental. Além do dano direto à vegetação nativa, montar estruturas nas dunas desestabiliza o ecossistema e acelera processos de erosão, alterando a dinâmica natural da praia.

A Guarda Civil Municipal reforça que acampar ou ocupar áreas de preservação configura crime ambiental. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, canal direto para comunicar usos irregulares do território.

Leave a Comment