X

Cabo Frio incentiva envelhecimento ativo em parceria com estudantes

A Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio, por meio da Secretaria-Adjunta da Melhor Idade, realizou nesta quinta-feira uma atividade especial no Centro de Convivência da Melhor Idade, no bairro Palmeiras, em parceria com estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, campus Cabo Frio. A ação reuniu idosos para um encontro voltado à promoção de saúde, prevenção e estímulo ao envelhecimento ativo.

A iniciativa integra o projeto de extensão do centro de envelhecimento humano e longevidade da UERJ, que busca incentivar práticas que fortaleçam autonomia, bem-estar e qualidade de vida na terceira idade. Os universitários conduziram atividades educativas, cognitivas e lúdicas, incluindo roda de conversa, jogos e pinturas — recursos que colaboram tanto para a estimulação criativa quanto para o resgate de memórias afetivas.

A secretária de Assistência Social, Camila Saraiva, destacou o valor do contato direto entre idosos e futuros profissionais da saúde, reforçando o impacto positivo dessas ações. “Nossos idosos do centro de convivência já participam das atividades oferecidas durante a semana. A visita dos estudantes de medicina foi mais uma ação para garantir o bem-estar para o grupo da terceira idade”, afirmou.

A parceria também fortalece o vínculo entre universidade e comunidade, criando oportunidades para que os estudantes vivenciem práticas de atenção integral ao idoso enquanto contribuem para o fortalecimento das políticas públicas de cuidado e envelhecimento saudável no município.

Leave a Comment