A rede municipal de ensino de Cabo Frio esteve representada na 33ª edição do Seminário de Educação 2025 (SemiEdu) e no VII Encontro de Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizados entre 26 e 29 de novembro, em Cuiabá. A participação reforçou o empenho do município na consolidação da Política Nacional de Equidade no ensino público.
A Secretaria Municipal de Educação foi representada pela professora Juliana Pacheco de Oliveira, doutoranda em Educação, articuladora da Educação Escolar Quilombola na cidade e coordenadora estadual da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ/RJ).
No evento, a representante da SEME compôs a mesa “Políticas públicas para Educação Escolar Quilombola, Educação Indígena e Educação do Campo”, ao lado de profissionais de instituições nacionais e estaduais. Participaram o professor e doutor João Jorge Santos Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP); Fernanda Tomaz, diretora da FCP; o professor e mestre Lucas de Albuquerque Oliveira, coordenador de Educação Escolar Indígena da SEDUC/MT; a professora e doutora Paula Souza da Cunha, superintendente de Equidade e Inclusão da SEDUC/MT; e a doutora Luciana Gonçalves Lima, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
A atuação de Cabo Frio tem ganhado destaque em encontros sobre o tema, fortalecendo a implementação de ações voltadas à equidade e contribuindo para o desenvolvimento da Educação Escolar Quilombola no estado do Rio de Janeiro.
Leave a Comment