Charles Darwin
Autor do livro "A origem das espécies" e da "Teoria da evolução", Charles Darwin participou de uma expedição científica, a bordo do Beagle, durante cinco anos, entre 1831 e 1836, onde navegou pela costa do Pacífico e da América do Sul, aportando em vários continentes e diversas ilhas. No Brasil passou pelo Pernambuco, Bahia e Rio de janeiro.
O naturalista e cientista britânico, Charles Darwin, também esteve em Macaé em 1832, quando percorreu entorno de cem milhas da costa fluminense.
Aqui em Macaé se hospedou em uma fazenda à beira do Rio Macaé, durante 3 dias, explorando e coletando exemplares da fauna e flora da Mata Atlântica.
Em seu relato, Darwin suspira ao contemplar a vida na floresta tropical em Macaé, "(...) quando o olhar se desvia do mundo da folhagem acima e passa para o chão, é atraído pela extrema elegância das folhas de inúmeras espécies de samambaias e mimosa. Assim é fácil especificar objetos individuais de admiração; mas é quase impossível dar uma ideia adequada dos elevados sentimentos excitados; maravilhamento, espanto e devoção sublime enchem e elevam a alma (...)"
Apesar de todo encantamento com a biodiversidade e exuberância das florestas macaenses e brasileiras, Darwin fez dura crítica à escravidão aqui existente, "(...) Dou graças a Deus e espero nunca mais visitar um país de escravos(...)"
*Grazielle Heguedusch – Turismóloga com Pós graduação em História e Cultura no Brasil. Criadora do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Autora do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé. Pesquisadora do OMM Observatório da Memória Macaense. www.almanaquemacaetur.com.br
*Rúben Pereira – Musico, Poeta e Memorialista. Criador do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Gerencia o OMM Observatório da Memória Macaense. Co-autor do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé. www.almanaquemacaetur.com.br
Leave a Comment