Na próxima quarta-feira (12), Arraial do Cabo dará mais um passo importante em direção à sustentabilidade com o plantio de mais de 150 mudas de espécies nativas na Praia Grande. A ação integra o conjunto de medidas de recuperação ambiental do município e contará com árvores típicas da região, como pitanga, araçá-una, araçá-vermelho, fruto-do-sabiá, timbó, bacupari, caju e aroeira, entre outras variedades que ajudam a recompor o ecossistema local.
O ponto de encontro será às 9h, na guarita da Guarda Ambiental, localizada na chegada da Orla Flávia Alessandra para quem vem pela Rebeche. A atividade é aberta ao público e tem como meta principal promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e incentivar o envolvimento da comunidade na restauração de áreas naturais da cidade.
Além de contribuir para a recomposição da vegetação nativa, o plantio faz parte do programa de neutralização de carbono das emissões geradas pela frota municipal de ônibus. À medida que crescem, as árvores ajudam a absorver o dióxido de carbono, contribuindo para reduzir os impactos ambientais. Esse trabalho é complementado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, que, em parceria com a Salineira, tem adotado práticas sustentáveis, como o gerenciamento inteligente das rotas e a manutenção preventiva dos veículos, reduzindo emissões e tornando o transporte público mais eficiente e limpo.
Por se tratar de uma área de preservação ambiental, a Prefeitura reforça a orientação para que os visitantes evitem circular pelo local fora dos momentos de plantio, garantindo a proteção das novas mudas e o sucesso da recuperação da vegetação.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio das Secretarias do Ambiente e Saneamento e de Mobilidade Urbana, com o apoio da Salineira. A ação reforça o compromisso da cidade com o equilíbrio ecológico, a sustentabilidade e a construção de um futuro mais verde para todos.
Leave a Comment