A prefeitura de Arraial do Cabo iniciou, nesta segunda-feira, dia 12, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações, o sei, que passa a ser a nova plataforma corporativa de processos digitais do município. A medida marca um passo estratégico para a modernização da administração pública, com foco na redução da burocracia e no aumento da eficiência, segurança e transparência nos procedimentos internos.
A implementação do sistema está sendo conduzida de forma gradual pela subsecretaria de ciência e tecnologia, em parceria com a secretaria de estado de transformação digital. Neste primeiro momento, o sei será utilizado internamente pelos servidores municipais. A previsão é que, nos próximos dias, a plataforma seja disponibilizada à população, permitindo a abertura e o acompanhamento de processos de maneira totalmente digital.
Amplamente reconhecido em âmbito nacional como referência em gestão eletrônica de processos, o sei insere Arraial do Cabo nas diretrizes mais avançadas de integração e modernização dos sistemas de informação do setor público. Com a adoção da ferramenta, o município se torna o primeiro da Região dos Lagos a operar esse modelo de digitalização administrativa.
Para o subsecretário de ciência e tecnologia, Victor Fontes, a chegada do sistema representa uma mudança estrutural na forma de gestão. “Este é o avanço que precisávamos para simplificar a burocracia e promover, de forma concreta, a modernização da nossa cidade”, afirmou.
Victor Fontes também destacou o trabalho de capacitação realizado junto aos servidores municipais. “Reunimos representantes de todas as secretarias com a missão de capacitá-los e transformá-los em multiplicadores, garantindo uma implementação eficiente do sistema”, explicou.
O vice-prefeito de Arraial do Cabo, Diego Silveira, ressaltou os impactos positivos da iniciativa para a população. “A prefeitura inicia um modelo mais moderno e transparente, que reduz o tempo de espera e permite acompanhar processos de casa, com mais segurança. É um avanço importante para facilitar a vida do cidadão cabista”, destacou.
A implantação do sei integra o programa RJ Digital Municípios, iniciativa do governo do estado do Rio de Janeiro, desenvolvida por meio da secretaria de transformação digital e do PRODERJ.
Leave a Comment