A Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (FIPAC) informa aos operadores de barcos de turismo e táxi-bote que o prazo para cadastro obrigatório de embarcações na Marina dos Pescadores se encerra nesta sexta-feira (21), conforme a Resolução FIPAC nº 30/2025.
Considerando o feriado da Consciência Negra na quinta (20) e ponto facultativo na sexta, a FIPAC montará um plantão especial durante a manhã (8h às 12h) nesses dois dias para atender os barqueiros que ainda não regularizaram a documentação.
Segundo Adriano Oliveira, coordenador de Segurança e Fiscalização da fundação, a medida busca garantir que todas as embarcações estejam devidamente documentadas antes da alta temporada de verão — quando o tráfego turístico tende a disparar. “Queremos assegurar a segurança e a legalidade das operações”, afirma ele.
O cadastro é mandatório para embarcações que transportam passageiros, como barcos-táxi (base comunitária) e barcos de turismo regulares. Quem não se inscrever até o prazo estipulado terá a utilização da Marina e do píer suspensa imediatamente: embarcações irregulares não poderão fazer embarques ou desembarques.
Essa iniciativa reforça a política da FIPAC de manter um registro atualizado das operações náuticas em Arraial do Cabo, especialmente com a chegada da temporada de maior movimento. O atendimento ocorre na sede da fundação, na Praia dos Anjos, dentro da Marina dos Pescadores.
Foto: Luiz Felipe Rodrigues
Leave a Comment