Mídias Sociais

Cultura

Rio das Ostras, Macaé e São Pedro da Aldeia têm atrações culturais variadas para população e turistas

Publicado

em

 

A população e os turistas que visitam as cidades de Macaé, São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras terão muitas atividades culturais a partir desse sábado, 21, com atrações para todos os gostos, idades e públicos.

Em Rio das Ostras, os shows do Sesc Verão 2023, que já tinham feito sucesso no último fim de semana com Roberta Campos, Anavitória e Lagum, recomeçaram na reta final dessa semana, e voltam a atrair a atenção do público nesse sábado e domingo, 21 e 22, com atrações do calibre do sambista Dudu Nobre e do grupo Roupa Nova.

Os shows na cidade, promovidos em parceria entre o Sesc e a prefeitura, começam nesse sábado, 21, a partir das 17h30, nas areias de Costazul, com a Banda Route 69, seguindo à noite, a partir das 19h30, na área de eventos, com a abertura de Cida Garcia, e o encerramento a cargo dos sucessos de Dudu Nobre.

O evento continua no domingo, 22, a partir das 17h30, também na praia, com Ricardo Badaró, seguindo na área de eventos a partir das 19h30, com Gabriel Silva, e o encerramento do Roupa Nova a partir das 21h.

O Sesc Verão 2023 em Rio das Ostras é uma correalização do Sesc RJ, da prefeitura, e do Sindicato Patronal do Comércio Varejista (Sindicomércio) da cidade, com apoio da Inter TV e apoio cultural da Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do Shopping Plaza Rio das Ostras, doColégio e Faculdade CNEC, do Rio+ Saneamento, da Montreal, da Unimed Costa do Sol, da Farmácia Botica d’Rossi, da Alternativa Internet, do Mercado Azul, da Rio Piscinas Rio das Ostras, e da Photosfera 360.

A prefeitura lembra que, durante a realização dos shows, o Programa Mesa Brasil Sesc recolhe alimentos não perecíveis que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social do município, ressaltando que a programação conta ainda com arenas de esportes, espetáculos de teatro e dança, oficinas esportivas, aula de ritmos e yoga, exposições, Espaço ZEN e clínicas de esporte com atletas renomados, entre muitas outras atrações.

Além disso, a cidade tem mais atrações nesse sábado, na Lagoa de Iriry, às 17h, com o Projeto Pôr do Som, que traz apresentações de música ao vivo de artistas locais, em Rocha Leão, no Empório da Estação, às 14h30, com atividades de recreação de férias por Maria Mole Design Natália Furtado, e na Concha Acústica, no Centro, às 19h, com o espetáculo O Carrilhões, que mistura circo e teatro.

Em Macaé, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé prepara um evento de literatura infantil nesse sábado, às 19h30, com o lançamento do 3º livro da série A Turma do Sirizinho, do autor, Paulo Santos, e com ilustrações do macaense Jimi Silva.

Ilustrador autodidata, Jimi Silva, que já trabalha no 4º e no 5º livro da coleção, conta que começou a produzir para crianças por gosto, para deixar um legado, e com a intenção de melhorar a interação entre pais e filhos.

“É bem diferente a abordagem para crianças, que têm uma imaginação bem fértil. Eu procuro deixar evidente a sequência dos acontecimentos para aquelas que ainda não leem. Estou muito feliz com o lançamento no Solar dos Mellos e com as portas que se abrem para a gente”, falou Jimi Silva.

Já Paulo Santos, autor dos livros, que reside na cidade de Navegantes, em Santa Catarina (SC), estreitou os laços com Macaé trabalhando há 22 anos no município, e ressalta que o tema do 3º livro, o petróleo, tem tudo a ver com a cidade.

“O 2º (Visitando a prima Ararita no zoo) trata dos cuidados das equipes dos zoológicos com os animais que recebem. Busquei quebrar o paradigma de que os zoológicos não são bons para os animais. Já neste (Conhecendo um navio de produção de petróleo), os 8 personagens visitam uma unidade de extração de petróleo. A história mostra um pouco da vida offshore, como produzimos petróleo sem prejudicar o meio ambiente, os cuidados e a segurança”, contou o escritor.

Vinculado à Secretaria de Cultura, o Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da cidade, e nesse período de férias escolares, segue também com projetos pedagógicos como a Visita Guiada e o Lugares de Memórias, já que as aulas de capoeira seguem temporariamente suspensas.

O espaço permanece aberto durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, para visitas gratuitas às exposições e para eventos, possibilitando ainda pesquisas monitoradas ao acervo bibliográfico, que continuam sendo agendadas.

Em São Pedro da Aldeia, a noite de sábado promete muitas emoções com a 2ª edição do projeto Música na Praça, na Praça Agenor Santos, mais conhecida como Praça da Matriz, no centro da cidade, que terá shows da banda Lo-ah! e do grupo Ohana, a partir das 20h.

A prefeitura lembra que a retomada do projeto aconteceu no ano passado, após cerca de 5 anos paralisado no município, graças ao um edital de chamamento público de dezembro de 2022, lançado pela Secretaria de Cultura.

“Essa será a 2ª edição do Música na Praça, desta vez abrindo espaço para os nossos talentos não só da música, mas também da dança. Será uma noite de muita arte, cultura e lazer para todos”, comentou o secretário de Cultura, Thiago Marques.

Sob o comando da banda Lo-ah!, a programação musical promete animar o público com uma seleção de sucessos da música pop, da Música Popular Brasileira (MPB), e do jazz, nacional e internacional, com clássicos de Chico Buarque, Steve Wonder, Frank Sinatra, Amy Whinehouse, Tom Jobim, Zeca Baleiro e Paralamas do Sucesso.

Em nova formação, o grupo reúne o baterista e percussionista Mário Henrique Patti, o baixista Marcelo Oliveira, o pianista Thiago Dias, e a cantora Débora Diniz, os 4 músicos experientes, com vasta atuação no município e na Região dos Lagos.

Já o grupo Ohana, fundado há mais de 8 anos pela professora Ana Thereza Rebelo, traz na formação as bailarinas, Aila Bordoni, Bia Garcia, Carol Lira, Elaine Oliveira e Pris Valente, performances de dança, com coreografias em grupo, dupla e solo, em uma mistura de dança do ventre, dança flamenca, dança do ventre clássica, dança do ventre moderna e o chamado ritmo “Shaabi”, muito popular no Oriente.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana