Mídias Sociais

Política

Rio das Ostras também irá criar auxílio emergencial para famílias atingidas pelas chuvas

Publicado

em

 

Assim como Macaé, Rio das Ostras também irá criar um auxílio emergêncial para as famílias atingidas pelas chuvas. A decisão foi tomada na última terça-feira (20) após um reunião entre os poderes executivo e legislativo. O auxílio tem o objetivo de contribuir no reparo das perdas e cobertura de despesas como compras de móveis, eletrodomésticos, material de construção ou outros bens e mercadorias danificados. O valor será de R$ 1.500.

Somente na última terça, Rio das Ostras registrou cerca de 120 milímetros de chuva, o que acabou causando alagamentos em diversos pontos da cidade. A enchente trouxe inúmeros prejuízos aos moradores, já que parte deles teve a casa invadida pelas águas. Foi pensando exatamente nestas pessoas que o auxílio foi criado.

O Projeto de Lei já está em fase de elaboração e será encaminhado para a Câmara para ser votado em caráter emergencial. A busca-ativa das famílias que foram atingidas e a entrega dos cartões da transferência ficarão sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, que já mantém um cadastro de pessoas em vulnerabilidade social.

O prefeito Marcelino Borba se mostrou surpreso com o volume de água registrado na cidade. "Há muito tempo não víamos uma enchente desta magnitude. Desde que assumimos a gestão temos feito obras com base em estudos técnicos. Isso se comprova com aquelas localidades que já tiveram a obra de escoamento realizada e não tiveram problema de alagamento. Por isso, vamos, em caráter de urgência, chegar até as famílias que tiveram perdas de bens materiais”, disse o prefeito.

“Visitamos bairros e nos deparamos com situações drásticas. Isso nos motivou a vir aqui para propor que essa verba pública seja utilizada pela Secretaria de Assistência Social para repassar esse aporte financeiro”, disse Maurício Mesquita, presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras.

Equipes da Administração Municipal foram as ruas para analisar os impactos causados pelas chuvas. A Defesa Civil percorreu os lugares mais atingidos e identificou as famílias desalojadas e desabrigadas. Aquelas que não foram para casa de parentes, estão abrigadas no Centro Integrado de Convivência, em Nova Esperança. As pessoas em situação de rua estão acolhidas na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla, também em Nova Esperança.

A Secretaria de Assistência Social lançou também uma campanha de doação para as famílias atingidas. Os itens mais urgentes são: água, alimentos não perecíveis, além de roupas de banho e cama.

Foto: divulgação


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana