Mídias Sociais

Política

Projeto de educação ambiental focado nos oceanos percorre escolas da rede pública municipal de Macaé

Publicado

em

 

Um grupo de 40 alunos do 2º ano do Centro Integrado de Educação Integrado (CIEP) Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, em Macaé, teve a oportunidade de aprender mais sobre educação oceânica com o Projeto Iurukuá, nesta terça-feira, 13.

Desenvolvido pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Projeto Iurukuá promoveu, juntos aos alunos, atividades voltadas para a importância do cuidado com espécies que estão ameaçadas, em especial, as tartarugas marinhas.

Direcionado às 26 escolas públicas municipais, com apoio da prefeitura, o projeto tem o objetivo de desenvolver estratégias de educação que visam a sensibilização e a adoção de práticas sustentáveis para conservação das espécies.

Segundo a prefeitura, a vida das tartarugas, réplicas e cascos atraíram a atenção da garotada que participou das atividades, com oficinas, exposições, receberam informações e se integraram a atividades lúdicas como jogos interativos.

Contemplado junto ao programa “Macaé Conecta: centro de pesquisas e desenvolvimento”, o Projeto Iurukuá é ligado à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, atenderá, até o final letivo, cerca de 5 mil alunos  do 1º ao 5º ano da rede pública municipal de educação.

“A intenção é propagar ações que visam preservar todo ecossistema marinho e espécies como peixes, baleias, tartarugas e golfinhos”, explicou o município.

De acordo com o coordenador do Iurukuá, Vinicius Albano, o projeto, iniciado em julho na rede pública municipal, está conseguindo atingir as expectativas, visitando escolas e promovendo a educação ambiental junto aos estudantes.

“Já visitamos 7 escolas, inclusive na região serrana. A recepção está ótima. Os alunos se interessam, interagem. Este é um momento certo para atividades que envolvem transformação, decisões e cidadania”, comentou Vinicius Albano, que também é professor de Zoologia e diretor de extensão do NUPEM/UFRJ.

O projeto segue neste mês de setembro com um cronograma extenso, com a previsão de visitação a outras 7 escolas da rede pública municipal, em outras 7 localidades do município, tanto da região central quanto da região serrana.

A próxima unidade a receber as atividades do Projeto Iurukuá será a Escola Municipalizada Fantina de Melo, no Frade, nesta quarta-feira, 15, iniciando as atividades na região serrana.

Na próxima semana, o projeto visita mais 3 unidades na serra, no dia 20, no Colégio Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro; e no dia 22, na Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, em Cachoeiros de Macaé, e na Escola Municipal Maria Augusta de Aguiar Franco, na Bicuda Pequena.

A programação de setembro tem previsão de se encerrar na próxima semana, começando no dia 27, com as atividades na Escola Municipal Wolfango Ferreira, na Barra de Macaé, e no CIEP Municipalizado Darcy Ribeiro, na Praia Campista, e terminando o cronograma do mês no dia 29, na Escola Municipal Coquinho, também na Praia Campista.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana