Evento acontece na Praia de Cavaleiros, valendo pontuação para o Circuito Carioca.
O Circuito já passou por cidades como Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Niterói e agora prestigia Macaé no formato do Mundialito com as equipes representando as seleções. O evento esportivo da modalidade Altinha acontece neste sábado, 25, a partir das 10h, na areia da praia dos Cavaleiros em frente ao restaurante Ilhote Sul, com presença de atletas dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, como as renomadas do cenário mundial de Futevôlei: Patrícia Lessa e Thais Cruz, campeãs mundiais. A expectativa é que 300 pessoas compareçam para assistir aos jogos. A partir das 15h haverá também música, espetáculo e oficinas da companhia Chirulico para as crianças em frente ao Ilhote Sul.
Cerca de 60 atletas estarão nas 15 seleções representadas: Brasil, Alemanha, Argentina, Itália, Uruguai, México, Egito, Colômbia, Espanha, Japão, Portugal, Inglaterra, França, Nigéria e Bélgica. “Ano passado foi um sucesso e este ano temos a expectativa de ser o maior evento de altinha do Brasil”, disse um dos organizadores, Vitor Martins.
"Altinha" é um jogo praticado à beira-mar que reúne meninos e meninas, adultos e crianças. Como é preciso apenas uma bola de futebol para a diversão começar, rapidamente a roda se forma. Não é permitido usar as mãos e o objetivo é não deixar a bola cair no chão. Para mantê-la no ar, vale usar a cabeça, os pés, as coxas e o peito.
"Cada equipe fará sua apresentação em cinco minutos para os jurados avaliarem os critérios: Criatividade, Velocidade, Harmonia e Dinâmica com notas entre cinco a dez", explica Vitor Martins.
ALTINHA - O Rio de Janeiro é tradicionalmente uma cidade lançadora de novidades. Todos os anos, tendências das praias cariocas começam a se espalhar pelo país. A altinha surgiu nas areias da Praia de Ipanema, virou febre no Rio, e ganhou o Brasil. A atividade adaptou os fundamentos do futvôlei para a prática em círculo, sem determinando número de jogadores, mantendo a bola sempre no alto - daí a origem do nome. O objetivo da altinha é, sem usar as mãos, não deixar a bola cair. E fazer isso da maneira mais bonita possível. Vale aproveitar os ombros, a cabeça e os pés, em rápidas bicicletas e voleios. Uma das características mais legais da altinha é que não há uma competição entre os jogadores e sim um espírito cooperativo. É um esporte que trabalha a coordenação motora, a mobilidade das articulações, o reflexo e todos os músculos do corpo. Além disso, pode queimar cerca de 500kcal/hora e também proporciona que você desfrute de lindos visuais enquanto está praticando a modalidade.
Da redação
Crédito: Divulgação