O evento irá acontecer na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos.
Na próxima segunda-feira, 27, os artesãos de São Pedro da Aldeia poderão realizar o cadastro para obter a carteira nacional do artesão. O evento irá acontecer na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, situada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade, das 10h às 16h.
Os artesãos devem levar foto 3x4 recente; cópia do comprovante de residência; CPF; RG; além de apresentar até três peças de cada matéria-prima técnica já produzida, incluindo uma inacabada para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica. Em alguns casos, a técnica pode ser comprovada através de vídeos caseiros de até 15 segundos de duração.
Vale lembrar que além dos novos cadastros, artesãos com cadastros com data anterior a 2015, precisam fazer a atualização.
Sobre a carteira - Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) com o apoio do Programa Nacional do Artesão (PAB), a Carteira Nacional do Artesão e a do Trabalhador Manual é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil, existente desde 2012.
Segundo o Programa Nacional do Artesão, encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.
A carteira é totalmente gratuita, sem anuidades nem taxa de adesão, e é emitida logo após o registro do artesão no SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. O SICAB tem como propósito fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade. Também é responsável por promover a figura do artesanato como empreendedorismo.