Mostra está nas lojas 101 e 102 no Shopping Plaza Macaé até o próximo sábado (25)
A Petrobras está realizando a exposição sobre 40 anos de produção na Bacia de Campos, em Macaé. Até o próximo sábado (25), a mostra segue nas Lojas 101 e 102 (antiga Livraria Nobel) no Shopping Plaza Macaé e pode ser visitada no horário de funcionamento do estabelecimento.
Painéis e recursos multimídia, além de uma vitrine expositiva, contam a história e trajetória de 40 anos de atividade da Petrobras na Bacia de Campos.
O visitante tem a oportunidade de conhecer desde o início da produção à implantação das primeiras plataformas, a evolução do desafio tecnológico em águas profundas, evolução das plataformas e a produção de conhecimento, como tecnologias desenvolvidas e aplicadas.
O objetivo da mostra é reforçar a capacidade técnica única da Petrobras na geração de conhecimento e tecnologias, e a contribuição da força de trabalho na construção da história da Bacia de Campos ao longo de todos estes anos.
O conteúdo está dividido em blocos temáticos e cronológicos, destacando o expertise da Petrobras na Bacia de Campos, seus grandes marcos, tecnologias aplicadas, paralelos a uma linha de tempo que continua em movimento. A linha de tempo, aplicada a partir da década de 70, quando ocorreu a chegada da Petrobras no município de Macaé, deve contemplar as parcerias estabelecidas nas últimas quatro décadas.
O Gerente Geral da Unidade de Operações da Petrobras na Bacia de Campos, Marcelo Batalha, esteve presente na abertura da exposição na tarde dessa quarta-feira (22). Segundo ele, foi na Bacia de Campos que foram desenvolvidas uma série de tecnologias. “Essas tecnologias são referência no setor do petróleo não só aqui, mas no mundo todo. E os 40 anos desta conquista não poderiam passar em branco. E nesta exposição, há oportunidade de levar ao público, a história da Bacia de Campos, principalmente aqui na região de Macaé e municípios vizinhos. As pessoas ouvem falar de petróleo e da Petrobras, mas talvez não possuem o conhecimento profundo de como tudo foi feito”, ressaltou. Ainda segundo Batalha, a ideia de trazer a exposição a Macaé é justamente compartilhar com a população, toda a história e trajetória da Petrobras na Bacia de Campos. “Na exposição, as pessoas vão conhecer como a Petrobras começou nas águas rasas. Temos aqui, por exemplo, a primeira carta da seção sísmica do poço descoberto na Bacia de Campos e saber que um geólogo usa de ferramenta para poder apontar onde está o petróleo. Saber também dos tipos de plataformas e uma série de outras curiosidades. Temos vídeos com testemunhos de ex-funcionários da Petrobras, hoje aposentados”.
Depois do Shopping Plaza Macaé, a exposição segue para as bases internas da Petrobras em Macaé.
Daniela Bairros
Crédito: Ighor Lengruber