Edital para contratação de empresa para trocar lâmpadas e fazer manutenção da rede foi finalmente liberado pelo TCE-RJ
Tunan Teixeira
Após a liberação do edital para contratação do serviço feita pelo Tribunal de Contas, a Prefeitura de Rio das Ostras finalizou o processo licitatório que permitirá a contratação de empresa para fazer a manutenção e a recuperação do sistema de iluminação pública do município.
Segundo levantamento da prefeitura, a cidade conta com uma defasagem de mais de 6 mil pontos de luz com problemas e sem manutenção, o que corresponderia há dois terços (2/3) de toda a rede pública.
O problema é antigo, e traz muita preocupação para a população, que, em diversas localidades, vive com a insegurança de uma cidade escura, onde as notícias de assaltos e furtos se sucedem a cada semana.
De acordo com o governo municipal, o trabalho começou a ser executado com um planejamento estratégico, onde as equipes estão fazendo uma vistoria no sistema, em todas as caixas de comando, responsáveis pelo acionamento das lâmpadas.
Com a conclusão do processo licitatório, a troca de lâmpadas queimadas e com algum tipo de defeito será executada após a verificação de todo o sistema, ações que, ainda conforme a prefeitura, devem começar já nesta semana.
“O contrato da empresa responsável pela manutenção prevê ainda a vistoria em aproximadamente 22 mil pontos de iluminação na cidade e a implantação de uma telegestão de iluminação pública com tecnologia de led em, no mínimo, mil pontos. Essa tecnologia vai garantir um menor consumo e permitir, automaticamente e remotamente, o desligamento e a redução de intensidade em locais pouco movimentados”, explica a prefeitura.
Segundo o Secretário de Manutenção de Infraestrutura e Obras Públicas, Nilton Teixeira, o serviço vai atender todas as localidades do município o mais rápido possível.
“Inicialmente, duas equipes estão trabalhando, mas a previsão é de aumentarmos em até 4 equipes para atendermos todos os cantos da cidade de forma mais rápida”, esclareceu Nilton Teixeira.
Assim que assumiu o governo este ano, o Prefeito Carlos Augusto Balthazar (PMDB) encontrou a cidade com uma dívida de 3,5 milhões de reais com a antiga concessionária de iluminação pública, relativo à falta de pagamento nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, além de 2 mil pontos de luz queimados e danificados e com o contrato em vigência sem recursos disponíveis para execução de serviços. Atualmente o número de pontos sem manutenção chega a 6 mil em toda a cidade.
Foto: Mauricio Rocha