Tema da discussão será: “O Controle do Nível Especial da Lâmina d’ água da Lagoa Feia e seus Afluentes”
Daniela Bairros
A Câmara Municipal de Quissamã realiza nesta quarta-feira, dia 30, no Plenário Ulisses Silveira Guimarães, audiência pública, às 10h. O tema da discussão será: “O Controle do Nível Especial da Lâmina d’Água da Lagoa Feia e seus Afluentes”.
A audiência será conduzida pela Comissão Especial, constituída pela portaria nº 024/2017, que tem como representantes os vereadores Luiz Carlos Cordeiros dos Reis (Presidente), Carlos Alberto de Souza Leite (Vice-Presidente) e José Borba Pessanha (Relator).
A audiência pública, para os vereadores, é de suma importância, pois trata-se de um tema de relevância para a manutenção do meio ambiente. “Com o início deste debate, possivelmente surgirá soluções para combater as dificuldades hoje vividas, tendo em vista a abertura sem estudo técnico das comportas do Canal das Flexas”, explicou o presidente, vereador Luiz Carlos Cordeiros dos Reis.
A Lagoa Feia banha os municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã, no Norte Fluminense, sua margem contorna inúmeras propriedades rurais, alimentando plantações, fornecendo água potável às cidades próximas e peixes à população local, além disso é considerada a segunda maior lagoa de água doce do país, ficando atrás somente da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.
A Lagoa recebeu esse nome porque foi descoberta em um dia de tempestade, quando suas águas revoltas assustaram os que lá chegaram. Atualmente a lagoa está com o seu ecossistema ameaçado devido ao mau uso de seus recursos hídricos e ao avanço dos aterros em suas margens: nos últimos 100 anos, chegou a perder dois terços da extensão de sua superfície original.
Crédito: Divulgação