Em reunião realizada nesta semana ficou decidido que os recursos arrecadados nos estacionamentos do Peró serão aplicados na manutenção das áreas de preservação
Cabo Frio continua se empenhando para conquistar a Bandeira Azul na Praia do Peró. Uma reunião foi realizada nesta semana para abordar alguns pontos fundamentais para preservação do meio ambiente, além é claro de avaliar os próximos passos para conquistar o símbolo internacional de turismo.
De acordo com o coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Eduardo Pimenta, os recursos arrecadados nos estacionamentos do Peró na alta temporada serão aplicados na manutenção das áreas de preservação de Cabo Frio, com prioridade para os ecossistemas da Ilha do Japonês e das Praias do Peró e das Conchas. Pimenta adiantou ainda que os estacionamentos serão explorados por empresas privadas escolhidas através de licitação. Descontadas as despesas com gestão, o restante será destinado ao meio ambiente.
O encontro também serviu para tratar sobre a legalização dos 17 quiosques localizados na Orla da Praia do Peró. Ficou decidido que a Associação de Engenheiros e Arquitetos (Asaerla) fará um projeto de ocupação da orla do Peró para que o município solicite o Registro Imobiliário Patrimonial (RIP) ao Serviço de Patrimônio da União (SPU) para que depois a Prefeitura faça a cessão de uso aos quiosqueiros. A legalização dos quiosques é uma das exigências prioritárias do programa Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias.
Dando continuidade as ações para conquistar a bandeira azul foi ressaltado a importância do plantio e padronização dos jardins de ipomeas (plantas fixadoras de dunas) ao longo da praia, dando continuidade ao plantio feito com sucesso pelos integrantes do Ondas do Peró e Amigos do Peró. Para incentivar essa ação, no dia 23 de setembro, serão realizadas várias atividades na praia em apoio ao projeto Bandeira Azul. Será "O Dia do Peró".