Barcos só podem parar dentro da área delimitada pelos agentes
O município de Arraial do Cabo começou o ordenamento das embarcações, que ficam na região da Praia do Forno. A ação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Guarda Ambiental Marítima, tem como objetivo aumentar a segurança dos banhistas, que frequentam a praia, que é uma das mais procuradas do interior do Estado.
De acordo com a Prefeitura, a medida foi necessária, pois foi identificado um grande número de embarcações chegando muito próximo a faixa de areia, o que aumenta o risco de acidentes com banhista.
Com a fiscalização preventiva realizada diariamente pelos agentes, nos quase 500 metros de extensão de praia, a expectativa é que as embarcações passem a respeitar a distância mínima permitida para a circulação de barcos e brinquedos aquáticos, que é de até 200 metros da areia. Segundo normas estabelecidas juntamente com o ICMBio, só podem desembarcar na Praia do Forno os barcos de até 10 metros, com capacidade para até 24 passageiros. Quem não respeitar a norma estará sujeito a punições.
Segundo Mauro Cesar Gonçalves, coordenador da Guarda Ambiental, a fiscalização será reforçada em todos os sentidos. “As embarcações só podem encostar para deixar os passageiros dentro de uma raia controlada pela Guarda ambiental Marítima e desde que o trajeto seja feito em velocidade de 3 nós (5,5 km/h). Até 2015 existia um movimento desordenado de barcos e brinquedos aquáticos, o que já mudou desde janeiro deste ano, quando assumimos. Hoje tudo é ordenado no canto esquerdo da praia, proporcionando segurança aos moradores e visitantes, que podem usufruir de toda extensão sem se preocupar”, afirma o coordenador.