A DOF declarou a perda total construtiva do Skandi Amazonas. A informação foi confirmada pela empresa por meio da uma publicação em suas redes sociais na última quinta-feira (23). A decisão foi motivada após uma avaliação detalhada constatar que o custo estimado para a recuperação da embarcação supera seu valor segurado.
No mesmo pronunciamento, a DOF informou também que irá receber uma indenização de US$ 115 milhões (aproximadamente R$ 650 milhões de reais) do seguro de casco e máquinas. Apesar da notícia de perda total, o procedimento para a retirada do Skandi Amazonas irá prosseguir normalmente. A embarcação está encalhada na Praia Campista desde 15 de maio.
De acordo com a Marinha do Brasil, o Skandi Amazonas foi submetido nos últimos dias a testes de bombeamento de água acumulada na praça de máquinas. Esse procedimento apontou uma nova avaria em uma tubulação, que está sendo alvo de reparos. A partir da conclusão dessas intervenções, será dada continuidade ao plano de resgate.
A DOF também comunicou na última quinta-feira (23) que fechou acordos para duas transações envolvendo embarcações. A ação faz parte uma estratégia de renovação e qualificação da frota.
As transações acima citadas incluem a venda de quatro PSVs (Platform Supply Vessels ou Navios de Abastecimento de Plataforma), que são o Skandi Mongstad, Skandi Flora, Skandi Feistein e Skandi Kvitsøy – com entrega prevista para o terceiro trimestre de 2026. De forma simultânea, duas novas embarcações do tipo CSV, que são navios de apoio marítimo especializados em suporte à construção, instalação, inspeção e manutenção de estruturas submarinas em campos de óleo e gás serão integrados a frota da DOF em 2027 e 2028.