Mídias Sociais

Desenvolvimento

Aloha Spirit de Saquarema receberá evento estadual sobre gestão de recursos costeiros

Publicado

em

 

A cidade de Saquarema foi confirmada para sediar mais uma edição do Aloha Spirit Festival em 2026, que acontece entre os dias 13 e 22 de março, nas arenas montadas na Praia de Itaúna e na Lagoa, reunindo esportes náuticos e aquáticos, mas também sustentabilidade e economia.

Isso porque, além das atividades esportivas, o evento terá ainda a realização de um grande encontro voltado para o meio ambiente e a inovação costeira, através do Encontro Estadual Bandeira Azul: Gestão Costeira e Economia Azul com Base em Ciência Cidadã.

Realizado em parceria entre a prefeitura, o Programa Bandeira Azul e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR Lagos), com apoio da empresa Noaambiental e do Instituto Escola do Mar, o encontro acontece dentro do Aloha Spirit Festival, no próximo dia 17 de março.

Com programação das 8h30 às 13h30, na arena da Praia de Itaúna, o evento foi estruturado para atender donos de restaurantes, hotéis, pousadas e negócios ligados ao turismo, além de gestores municipais da região e de todo Estado do Rio.

De acordo com a organização, o objetivo é capacitar, inspirar e conectar os diferentes agentes responsáveis pelo desenvolvimento sustentável das zonas costeiras, fortalecendo a tomada de decisão, a inovação aberta e a implementação de políticas e práticas alinhadas à conservação dos ecossistemas marinhos.

Entre as empresas e instituições confirmadas estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, que participarão o painel “Economia Azul – Tendências, Oportunidades e desafios para os territórios costeiros”.

A expectativa é discutir as tendências da chamada “Economia Azul”, que incentiva o uso sustentável dos recursos oceânicos em prol da economia, inovação e inclusão social, com o Sebrae abordando o empreendedorismo sustentável, e a Prolagos e a Águas de Juturnaíba apresentando soluções e desafios da gestão hídrica e do saneamento em regiões litorâneas.

Também estão previstos painéis sobre os processos e critérios do reconhecido selo internacional Bandeira Azul, considerado uma referência mundial em qualidade ambiental para praias e marinas, e sobre o “Inovação e Ciência Cidadã – Tecnologia para monitorar e proteger o litoral”, com Flávia Lins, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresentará como tecnologias emergentes e metodologias participativas podem revolucionar o monitoramento costeiro.

“A diversidade das instituições participantes demonstra o compromisso coletivo com uma agenda de gerenciamento costeiro mais sustentável”, afirma Noa Magalhães, uma das idealizadoras do projeto e coordenadora do programa de sustentabilidade do Aloha Spirit Festival.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana