A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu uma operação conjunta com várias secretarias municipais na tarde dessa segunda-feira, 27, que contou com várias ações de atendimento às pessoas em situação de rua no município.
Com a presença de agentes do Operação Segurança Presente (OSP) e do Programa Estadual de Integração da Segurança (PROEIS), as ações contaram com a participação de representantes das secretarias de Assistência Social, e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
A operação começou com uma ação no Jardim Campomar, onde as equipes conversaram com moradores em situação de rua e os encaminharam para a Casa do Sorriso, que funciona no bairro Nova Aliança.
Gerida pela Secretaria de Assistência Social, a unidade oferece alimentação, banho, higienização das roupas e atividades socioeducativas, desenvolvidas com o apoio de psicólogos e assistentes sociais, para pessoas em situação de rua.
A operação contou ainda com ações no viaduto do Serramar e na Concha Acústica, na Boca da Barra, realizando o acolhimento de moradores em situação de rua, visando o acolhimento dessas pessoas e a garantia da segurança da cidade.
“Continuaremos realizando ações de ordenamento social em nossa cidade. Rio das Ostras tem leis e ordenamento, garantindo segurança para que o munícipe possa caminhar tranquilamente pelas ruas”, afirmou o secretário de Assistência Social, Carlos Correia.
De acordo com o gestor, além da segurança da população, a operação reforma as políticas assistenciais da pasta, que visam, o acolhimento e o acompanhamento das pessoas em situação de rua que necessitam de ajuda.
“Durante as operações, já encontramos objetos como cachimbos para uso de drogas e armas brancas, incluindo facas de diferentes tamanhos. Isso coloca em risco a segurança da população”, completou Carlos Correia.
Voltada para o atendimento de pessoas em situação de rua, a Casa do Sorriso oferece pernoites em camas adequadas e com roupas limpas, protegendo os acolhidos do frio e do calor excessivo, com funcionamento ampliado para 24 horas por dia desde o último dia 31 de dezembro do ano passado.
Segundo a prefeitura, o objetivo do serviço é promover o acolhimento e o encaminhamento para que as pessoas em situação de rua possam ser reinseridas na sociedade, por meio de oportunidades de emprego e capacitação.