A Prefeitura de Saquarema promoveu, nessa semana, uma ação de doação de mudas para a população da cidade, com o objetivo de incentivar o plantio, a preservação ambiental e a ampliação das áreas verdes na cidade.
Realizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, a ação contemplou moradores com mudas do Projeto Viveiro da Vida, criado em 2022, visando incentivar o reflorestamento do município com espécies originais e conceder apoio aos empreendedores rurais.
Nessa semana, o projeto distribuiu mudas de árvores nativas e frutíferas, promovendo a conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, da arborização urbana e do fortalecimento da sustentabilidade.
“Cada família tem direito a 5 mudas de árvores frutíferas, medicinais ou nativas. Entre as mudas disponíveis para doação estão as de amora, cajá, grumixama, mamão, cacau, urucum, babosa, pitanga, saião, hortelã pimenta, pimenta, erva cidreira, goiaba, ora-pro-nóbis, ipê amarelo, acerola, abacate, romã e arnica”, detalhou a prefeitura.
Segundo a prefeitura, desde seu lançamento, o projeto já beneficiou cerca de 150 pequenos produtores rurais do município com mais de 50 mil mudas, além de ações integradas como seção de maquinário e orientação técnica, além das mudas.
Para retirar as mudas, os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h, e das 13h às 16h, no Horto Municipal.
Localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), Km 52, em Sampaio Corrêa, próximo ao posto Shell, o Horto Municipal conta com 2 estufas, uma com 20x7 metros quadrados (m²), destinada à produção de mudas frutíferas, medicinais, ornamentais e de reflorestamento, e outra com 12x5 m² para a produção de hortaliças.
Com uma área total de 46 mil m², sendo 10 mil m² destinados à preservação de mata nativa, o Horto Municipal oferece ainda um projeto de visita escolar, para que as crianças conheçam mais sobre a diversidade do bioma existente na cidade.