O fim de semana em Rio das Ostras está repleto de atrações para quem gosta de esporte, aventura, cultura e preservação ambiental, com o Festival de Frutos do Mato, que acontece na Praça Zélia Gattai, na Enseada das Gaivotas, e com o Fly Fest Paramotor, realizado na Praia da Enseada.
Reunindo pilotos de municípios do Estado do Rio e de outros estados, as atividades do Fly Fest Paramotor começam nessa sexta-feira, 16, na altura da Rua Dinah Silveira de Queiroz, e integram o lançamento do projeto “Asas da Enseada”.
Com programação prevista para todo o fim de semana, o evento contará com exposição de equipamentos de voo, reforçando a proposta de criação de área pública multifuncional voltada para o aerodesporto.
Segundo a prefeitura, que apoia o evento através da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), as demonstrações de voo devem ocorrer prioritariamente durante as manhãs, já que a previsão meteorológica indica ventos mais fortes no período da tarde.
Desenvolvido pela Associação de Moradores e Amigos da Enseada das Gaivotas (Amaeg), em parceria com a Associação de Voadores e Amigos de Rio das Ostras (Avoar), o projeto “Asas da Enseada” também tem um importante olhar para a preservação ambiental.
Entre as propostas do projeto está a introdução do conceito de “Voadores Guardiões”, no qual pilotos de paramotor realizam o monitoramento aéreo voluntário de áreas protegidas, como a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Iriry, e da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de Itapebussus.
No sábado, 17, ainda na Enseada das Gaivotas, começa o Festival de Frutos do Mato, com um café agroecológico, marcado para as 9h, seguido por palestras sobre o uso de materiais naturais no artesanato e a relevância do Geoparque Costões e Lagunas.
Na parte da tarde, a programação conta com oficinas de cerâmica e de confecção de colares de sementes, fechando o dia com apresentações culturais, incluindo um tributo a Dorival Caymmi e o projeto “Canta, Canta Minha Gente”, a partir das 18h.
Encerrando a programação do evento, no domingo, 18, uma mesa discute o uso da cannabis e outras plantas medicinais, a partir das 8h, seguida por oficinas de temperoterapia e pintura em seda, lembrando que o evento conta ainda com brinquedos e pula-pula para as crianças durante todo o fim de semana.