A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, realiza na próxima quarta-feira (26) o Encontro das Pessoas com Estomia, uma atividade que integra as ações em referência ao Dia Nacional da Pessoa com Estomia. A proposta central é fortalecer o cuidado humanizado, promover inclusão e garantir dignidade às pessoas que convivem com estomias.
A bolsa de estomia é indicada para pacientes que passaram por cirurgia para criação do estoma, abertura necessária para a eliminação de fezes ou urina. Desde 2011, o município abriga o Polo da Baixada Litorânea do Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia, instalado em um espaço integrado ao Hospital São José Operário, no bairro São Cristóvão.
Esse polo atende oito municípios: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema, recebendo cerca de 500 pessoas por mês.
A enfermeira estomaterapeuta e responsável técnica da unidade, Viviane Paz, destaca o impacto social e clínico do atendimento especializado. “A missão central do Polo é a reabilitação da pessoa com estomia, promovendo o retorno à vida diária com segurança e autonomia. Além de informar à população no combate ao estigma associado à estomia”, afirmou.
Encontro das Pessoas com Estomia:
Data: 26/11 (quarta-feira)
Horário: 8h30
Local: Centro Especializado em Envelhecimento Humano e Longevidade, Rua Henrique Terra, 156 – Palmeiras, Cabo Frio – RJ