Arraial do Cabo se prepara para sediar um dos principais encontros mundiais sobre sustentabilidade. No dia 13 de novembro, o município será palco do Fórum Futuro 3D – Cidades Sustentáveis, Resíduos e Circularidade: Caminhos para um Futuro 3D, evento chancelado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e dedicado à busca de soluções inovadoras para o manejo de resíduos sólidos e o fortalecimento da economia circular.
A programação começará às 9h, na Rua Adolpho Beranger Júnior (RJ-102, s/n), Vila Industrial, na entrada da cidade, próximo ao posto do Batalhão da Polícia Rodoviária. É a primeira vez que o evento acontece fora da capital e chega ao interior do Estado do Rio de Janeiro. A escolha de Arraial do Cabo reflete o destaque da Baixada Litorânea em questões ambientais e seu potencial estratégico para impulsionar pautas globais de sustentabilidade.
Na última terça-feira (4), representantes das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, da Funtec e do Gabinete da Prefeitura realizaram uma reunião de alinhamento para definir os preparativos do fórum. O encontro reunirá autoridades regionais e internacionais, gestores públicos, empresas e instituições privadas para debater desafios e caminhos na construção de cidades mais sustentáveis, conectadas e comprometidas com o impacto positivo.
Entre os pilares do evento estão os 3R’s, Reduzir, Reutilizar e Reciclar e os 3D’s, que simbolizam os objetivos do fórum:
* Desvincular o crescimento econômico do aumento da produção de resíduos;
* Descarbonizar as economias;
* Descontaminar o meio ambiente.
Com essa proposta, o Fórum Futuro 3D reforça o papel de Arraial do Cabo como referência ambiental na região e busca consolidar políticas públicas, projetos e práticas urbanas que promovam qualidade de vida e sustentabilidade para as próximas gerações.