A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu, nessa segunda-feira, 29, um ciclo de palestras voltado para a campanha nacional do “Setembro Azul”, voltado para a conscientização sobre identidade e direitos da comunidade surda.
O evento foi realizado pela Coordenação de Educação Inclusiva, da Secretaria de Educação, tendo como tema “Audiovisual e Comunidade Surda: Tradução Intersemiótica e Inclusão Comunicacional”.
As palestras aconteceram na sede do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), reunindo alunos surdos da rede pública municipal, pais e responsáveis, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além das equipes pedagógicas.
Promovido junto à equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE), o evento abordou a importância da educação bilíngue de qualidade e do respeito à singularidade linguística e cultural dos surdos.
“O objetivo foi promover o diálogo e a inclusão dos alunos da Rede Municipal nas práticas efetivamente bilíngues”, contou a prefeitura.
As palestras foram ministradas pelas representantes do Departamento de Ensino Superior (DESU), do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Angeline Kelyy da Costa Guimarães, Catia Cilene Barreto de Jesus e Rhebeca Victor de Araújo, e pela mestre em cognição e linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Cristina Regina Dantas.
Segundo a prefeitura, a programação buscou apresentar o uso dos recursos audiovisuais como ferramentas de inclusão, com legendas, interpretação em Libras e audiodescrição, tornando o conteúdo acessível a surdos e deficientes auditivos, além da produção de conteúdo pela e para a comunidade surda.
Também conhecida como “Setembro Surdo”, a campanha nacional “Setembro Azul” visa a promoção da visibilidade, conscientização e valorização da cultura, identidade e direitos da comunidade surda no país.
A iniciativa celebra eventos importantes para os surdos, como o Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebrado em 23 de setembro, e o Dia Nacional do Surdo, no dia 26 de setembro, que marca a fundação do 1º INES.