Buscando melhorias para os serviços de saneamento no município, a Prefeitura de Rio das Ostras se reuniu com a Secretaria Estadual da Casa Civil nessa segunda-feira, 8, na sede do governo estadual, no Palácio Guanabara, no Rio.
O encontro contou com a presença do presidente da autarquia Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Ostras, Maycon Prata, que foi recebido pelo superintendente de contratos de concessão de saneamento básico e pelo assessor jurídico da pasta estadual, respectivamente, Daniel Carcau e Hodeki Cunha.
A reunião debateu os termos do contrato entre a prefeitura e a empresa Rio+Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, especialmente no que se refere à melhoria dos serviços e adequação tarifária.
“Nessa reunião, oficializamos todos os pontos que o município já vem cobrando diariamente ao Estado. Solicitamos um olhar especial à Casa Civil, seguindo a orientação do prefeito Carlos Augusto (PL), para que possamos discutir a questão da tarifa e melhorias do serviço de abastecimento de água e esgoto”, explicou o presidente da SAAE, Maycon Prata.
Segundo a prefeitura, o encontro rendeu uma nova reunião entre as partes, em Rio das Ostras, em outubro, com objetivo de avançar nas tratativas do contrato de concessão, com participação de gestores estaduais e municipais, como o superintendente estadual, Daniel Carcau, o prefeito Carlos Augusto, e representantes do SAAE.
No final de agosto, o município recebeu a visita de técnicos da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa), que realizaram vistorias em pontos de atuação da Rio+Saneamento, acompanhados de técnicos da prefeitura.
A visita aconteceu em resposta a demandas apresentadas pelo governo municipal junto ao Estado, questionando a qualidade dos serviços prestados pela concessionária, quando foram ouvidos gestores públicos e moradores da cidade, com objetivo de identificar prioridades e resolver problemas.
“Os encontros são novos desdobramentos do empenho do município junto ao Governo do Estado para garantir serviços de água e esgoto de qualidade para a população de Rio das Ostras”, explicou a prefeitura.