Assim como outras cidades da região Macaé sofreu com a chuva nas últimas 24 horas. Devido ao grande volume de água, foram encontrados bolsões de água e pontos de alagamentos em alguns bairros. A boa notícia é que o sistema de macrodrenagem garantiu um escoamento rápido das águas. Na manhã desta quarta-feira (13), vários pontos que apresentavam alagamentos já estão completamente secos.
A Prefeitura de Macaé realizou nos últimos anos diversos investimentos para minimizar ou mesmo resolver o problema dos alagamentos. O governo do prefeito Welberth promoveu intervenções em pontos críticos do município. Outro ponto importante foi a criação do Centro de Operações que funciona na Télio Barreto. O local ganhou o reforço de duas novas bombas no meio deste ano. O sistema de bombeamento hoje conta com quatro bombas, que ampliaram a capacidade de vazão das águas das chuvas para 22 mil litros por segundo. E esses medidas já começaram a surtir o efeito desejado.
Bairros que antes sofriam com alagamentos como o Sol y Mar já vivem uma realidade diferente. Sob chuvas intensas, algumas ruas ainda apresentam alagamentos, mas os impactos e prejuízos foram reduzidos. A Avenida Ayrton Senna era uma das mais castigadas. Mas o que antes levava um dia inteiro para a água escoar, hoje acontece em apenas algumas horas.
Na noite da última terça, a Defesa Civil de Macaé chegou a publicar um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre chuvas intensas entre 20 e 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h. Mas felizmente a cidade passou pela chuva sem grandes ocorrências. Bairros como Lagoa e Cavaleiros apresentaram bolsões de água. O mesmo aconteceu na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em ambos os sentidos até a altura da antiga Churrascaria Galope. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o galho de uma árvore de grande porte caiu na descida do Hotel Dubai no sentido Cavaleiros. A equipe de Coordenadoria de trânsito da Mobilidade Urbana efetuou a retirada da árvore, desobstruindo a via.
Já na área central de Macaé não foram registradas ocorrências. Um semáforo da Avenida Nossa Senhora da Glória na altura da Rua Winston Churchill teve a fiação danificada devido ao vento. O reparo foi imediatamente providenciado pela empresa responsável. Na manhã desta quarta-feira (13) a maioria desses locais já não apresentava sinais de alagamento.
Estão previstas mais chuvas para esta quarta-feira (13). Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil através do 199 ou pelo Whatsapp (22) 99103-4275. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193. As ligações são gratuitas.