Mídias Sociais

Arraial do cabo

Reeleito em Arraial do Cabo, Marcelo Magno reforça importância da participação feminina na política

Publicado

em

 

Reeleito com mais de 20 mil votos em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) revelou nessa semana um projeto pessoal que teve nessas eleições municipais, que foi o de apoiar a eleição de mulheres para as cadeiras da Câmara Municipal.

O objetivo era encerrar um jejum de 12 anos sem participação feminina no Legislativo, o que aconteceu graças aos 1.037 votos recebidos pela vereadora Rafa Rocha (CIDADANIA), que se tornou a 4ª vereadora mais votada na cidade.

Antes de Rafa Rocha, a última mulher eleita para ocupar uma cadeira na Câmara de Arraial tinha sido Maria Amaral, em 2012, pelo antigo PMDB, que perdeu o “P” em 2017, quando voltou a se chamar MDB.

“Nós ficamos aí num jejum de 12 anos, a gente sabe da importância da mulher na política. A gente sabe que isso é importante para a gente. Ela [a mulher] tem um carisma, ela tem um trabalho diferenciado do homem, inclusive, que, de repente, a gente acaba não tendo esse sentimento. Mas quando você tem uma mulher vereadora, ela vai estar passando aquele sentimento que muitas das vezes o homem não consegue passar. Existe uma limitação da gente, eu posso dizer que eu sou, vamos dizer assim; como é se chama? Eu sou uma pessoa que eu sei, eu acredito nos meus erros como homem”, contou Marcelo Magno, em entrevista à jornalista Renata Christiane.

Na conversa, gravada em um restaurante em Cabo Frio nessa semana, o prefeito de Arraial do Cabo lembra ainda que outras mulheres tiveram votações expressivas no município no último dia 6 de outubro, apesar de não terem conseguido mais cadeiras no Legislativo.

Na última vez em que a cidade teve uma mulher na Câmara, Maria Amaral acabou com a 9ª e última vaga, tendo recebido 558 votos, o equivalente a 2,74% dos votos válidos naquele ano. Em 2024, com os mais de mil votos recebidos, Rafa Rocha conseguiu sua cadeira com 3,81% dos votos válidos.

Para efeito de comparação, a 17ª candidata a vereador mais votada no município que tem 9 cadeiras no Legislativo foi Mylena Gavina (MDB), que recebeu 587 votos, terminando com 2,16% dos votos válidos, mas sem uma cadeira na próxima legislatura, número bastante expressivo se comparado a outros anos.

“E olha que nós batemos na trave, eu ajudei bastante as mulheres lá, nós tivemos mulheres muito bem votadas, muito bem votadas mesmo”, comemora Marcelo Magno.

E o prefeito tem razão. Apesar das eleições parlamentares no país serem pelo sistema proporcional, com regras próprias, e não pelo sistema majoritário, em que ganha quem tiver mais votos, a votação de Mylena Gavina em 2024, por exemplo, supera a de 3 vereadores eleitos em 2020, e de outros 2 em 2016.

A empolgação de Marcelo Magno com a participação feminina na política não se resume apenas ao apoio às candidatas ao Legislativo na cidade, como o próprio prefeito faz questão de lembrar na exclusiva concedida nessa semana.

“Eu estou de braços abertos, inclusive, uma coisa importante, nesse governo que a gente está hoje, no nosso governo, nós nunca tivemos tantas mulheres ocupando secretarias. Nunca. É outro recorde que a gente tem no nosso governo”, afirma ele.

E o número realmente impressiona. De acordo com a Prefeitura de Arraial do Cabo, o município conta atualmente com 26 secretarias e autarquias, das quais 9 são comandadas por mulheres, o que corresponde a 34,62% de participação feminina na liderança do governo.

Embora o número seja baixo em comparação com o número de eleitores na cidade, onde as mulheres representam 51% do eleitorado, é um dos maiores da região, com algumas gestoras, inclusive, comandando pastas pouco comuns ao gênero feminino, especialmente na região.
São os casos das secretárias de Administração, Carolina Fraser; de Fazenda, Isabela Florentino; e de Segurança Pública, Magda Fraga; além da procuradora geral do município, Milena Alcântara, e da chefe da Controladoria Geral, Denise Mendonça.
Além delas, completam o quadro de gestoras municipais em Arraial do Cabo, Sílvia Carla, na Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON); Shanna Barros, no Instituto de Previdência Cabista (IPC), e Mariana Andrade e Rosane Moreira, em autarquias.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana