Mídias Sociais

Geral

Aumento na oferta de voos internacionais impulsiona turismo de estrangeiros no Brasil em 2024

Publicado

em

 

O Brasil registrou um aumento de 12% no movimento de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, contabilizando 4,897 milhões de visitantes internacionais.
Os números foram divulgados nessa semana pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Polícia Federal, que contabiliza as entradas de estrangeiros no país pelas vias terrestre, marítima, fluvial e aérea.
Os dados apontam um crescimento da entrada de visitantes internacionais também no Estado do Rio, que saltou do 3º lugar entre os estados que mais receberam estrangeiros no país nos primeiros 9 meses de 2023 para o 2º lugar no mesmo período de 2024.
Enquanto o Rio recebeu 855.645 visitantes internacionais entre janeiro e setembro do ano passado, o Estado já contabilizou a entrada de 1.075.879 estrangeiros nos portos e aeroportos fluminenses no mesmo período desse ano.
O aumento no número de estrangeiros cruzando as fronteiras por vias marítima e aérea no Estado do Rio representa um crescimento de 25,74% em 2024 em relação a 2023, próximo do percentual de crescimento registrado no número de visitantes internacionais vindos da América do Sul, que foi de 23,52% no mesmo período.
Curiosamente, tanto os estrangeiros quanto os nossos vizinhos sul-americanos trocaram a maneira de entrada no Rio de 2023 para 2024, quando houve uma queda nos registros nos portos e um aumento nos números dos aeroportos fluminenses.
E o aumento do número de chegadas por vias aéreas no Estado do Rio comprova o bom resultado da estratégia da Embratur, conforme afirmou o presidente da entidade, o ex-deputado federal Marcelo Freixo (PT-RJ), em agosto desse ano.
“São resultados que chegam devido à nossa estratégia de trabalho, sempre em parceria com Ministério do Turismo, estados, municípios e setor privado, orientada para resultados, com metas e monitoramento em tempo real. Temos trabalhado intensamente em parceria com as companhias aéreas e, só neste ano, o crescimento de voos está projetado em 19%”, afirmou Marcelo Freixo.
Na região, a expectativa por voos internacionais é grande com o bom andamento das obras de construção da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, em Macaé, sob concessão da Zurich Airport.
Resultado de investimentos de 220 milhões de reais, depois de concluídas as obras, a nova pista, que terá 1.410 metros de extensão, permitirá a operação de aeronaves de maior porte, como, por exemplo, o jato Embraer 195, usado para voos internacionais pelas empresas Air Serbia, Porter Airlines e LOT Polish Airlines.
De acordo com o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado recentemente pelo Ministério do Turismo, o objetivo é tornar o Brasil o principal destino turístico da América do Sul, com uma meta de alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, além de gerar 8,1 bilhões de dólares em receitas dos gastos desse público, além de superar a marca de 10 milhões de visitantes internacionais até 2027.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana