Mídias Sociais

Política

Programação com ações de combate ao racismo começou nessa terça, 21, no Centro de Macaé

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé prepara uma série de ações nessa quinta-feira, 23, com panfletagens em diversos pontos e bairros da cidade, como Centro, Nova Holanda, Aroeira e Malvinas, além da Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros.

As ações marcam a semana do Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e do Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé, celebrados nessa terça-feira, 21, em outra ação de panfletagem no calçadão da Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade.

“Não basta não cometer racismo. É preciso ser antirracista e combater essa prática tão comum no dia a dia, mesmo se tratando de um crime”, reforça o município.

De acordo com a prefeitura, as ações visam lembrar o dia 21 de março de 1960, com a morte de 69 pessoas que protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde pessoas negras podiam circular, conhecido como massacre de Shaperville, na cidade Johanesburgo, na África do Sul.

“Estamos com essa tenda e esses panfletos para informar sobre e combater o racismo. A nossa arma é o conhecimento. Também estamos pontuando a existência e os serviços da nossa secretaria, que existe há 1 ano. O conhecimento empodera e temos que aproveitar os lugares de fala porque, embora diferentes, somos iguais perante a lei”, explicou a assessora da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Yaisa Carolina.

A servidora acrescenta que a pasta, criada em abril do ano passado, após reforma administrativa promovida pelo prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), é um meio para quem precisar se informar ou até mesmo denunciar algum caso de racismo.

“É um espaço onde podemos orientar. Nesse 1 ano de atuação, já recebemos algumas denúncias, principalmente de pais cujos filhos sofrem preconceito nas escolas e que não sabem como agir nesses casos. O racismo destrói, mata”, reforça Yaisa Carolina.

Além do espaço físico e de acolhimento da secretaria, que funciona no 1º andar do Centro Administrativo Luiz Osósrio (Cealo), no Centro, a prefeitura mantém ainda o Disque Racismo, do número (22) 99244-7709, e que atende 24 horas.

Oferecendo atendimento presencial das 8h às 17h, a Secretaria de Políticas para as Mulheres tem a finalidade de destacar a identificação de comportamentos racistas e discriminatórios, como cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero, e para acolhimento às vítimas.

Além da pasta, que também oferece contato pelo telefone (22) 2765-8700, ramal 248, e pelo e-mail, seppirmacae@gmail.com, Macaé criou o Estatuto Municipal da Igualdade Racial, previsto na Lei 4.942, de 2022, sancionada pelo prefeito Welberth Rezende.

As ações seguem nesse sábado, 25, com novas abordagens no combate ao racismo e a todas as formas de preconceito e discriminação, durante o programa Prefeitura Presente, que acontece na quadra do Morro de São Jorge, das 9h às 16h.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana