Mídias Sociais

Política

Cidade economicamente voltada para a energia, Macaé trabalha para se consolidar também no agronegócio

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé voltou seus esforços para o futuro da agroeconomia na cidade, promovendo duas reuniões nessa quinta-feira, 16, com produtores rurais e representantes do governo federal e do governo estadual do Rio.

Entre as pautas debatidas, esteve a proposta da instalação de um polo de beneficiamento de grãos, como estratégia de abrir o processo de consolidação da agroindústria em Macaé, que contou com a participação de produtores rurais.

Também foi debatido o potencial de produtividade do agronegócio local, cuja demanda pode tornar Macaé uma nova referência para a viabilidade de projetos que atendam a demanda por logística e insumos necessários a dinâmica da agricultura e da pecuária no Estado, com a participação de instituições empresariais da cidade.

Sobre a instalação do polo de beneficiamento de grãos, o município revelou planos para a construção de um posto de silagem, secagem, ensacamento e logística para a produção de milho, trigo, feijão e soja, durante um encontro realizado na Fazenda Saudade.

“Fomentar o agronegócio é também unir forças com projetos que possam auxiliar o nosso produtor rural a modernizar a sua produção, chegando a novos mercados, inclusive à exportação. Queremos avançar juntos para construir caminhos para tornar o agronegócio local ainda mais forte e pujante”, apontou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA).

Em fase de desenvolvimento, o projeto tem a viabilidade apontada por Rafael Dias e Silvio de Souza Filho, representantes do grupo Grão de Ouro, que atua no beneficiamento de grãos em diferentes áreas do país.

“Esse é um projeto que vai além de Macaé e pode envolver também outros municípios da região, beneficiando um número expressivo de produtores de grãos no interior do Estado”, destacou o proprietário da Fazenda Saudade, Gonçalo Meirelles.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Rodrigo Vianna, o governo vem trabalhando para melhorar o ambiente de negócios da cidade para atrair mais investimentos em todas as áreas, contando ainda com redução de 16% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), garantida pelo Governo do Estado.

“Esse é um projeto que segue a mesma proposta do governo, que é oferecer a infraestrutura necessária para beneficiar a produção agrícola da nossa cidade e região, capaz de expandir o mercado que hoje é uma referência no Estado”, comentou Rodrigo Vianna.

E segundo a prefeitura, a proposta que visa tornar Macaé uma nova referência em beneficiamento para a produção agrícola regional também conta com apoio do Governo do Estado, como atestou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços, Vinicius Farah (UNIÃO).

“Pensamos também em uma nova logística produtiva, como a ferrovia EF-118, um pleito de 3 estados importantes, que viabiliza projetos como esse que ajudam a escoar a produção do agronegócio local”, avaliou Vinicius Farah.

O encontro também contou com a participação do secretário municipal de Agronomia, Dudu Jardim, da subsecretária estadual de Indústria, Marina Esteves, do vereador de Macaé, Luciano Diniz (CIDADANIA), de representantes da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, José Carlos Polidoro e Pedro Veillard Farias, além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater-Rio), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (PESAGRO-RIO).


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana