Além das unidades de saúde abertas, dez ambulâncias serão disponibilizadas em pontos estratégicos. 

O setor de saúde de Cabo Frio atuará em esquema especial para atender a demanda do Carnaval. Além das unidades abertas para casos de emergências e urgências pediátricas e adultas, dez ambulâncias serão disponibilizadas em pontos estratégicos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de emergência e urgência de Cabo Frio vão funcionar durante toda a festividade do Carnaval.  As UPAs do Parque Burle e de Tamoios, o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança; e o Hospital de Tamoios, vão atender a população em casos de emergências e urgências.

Os casos de pacientes com traumas socorridos pelo Corpo de Bombeiros serão encaminhados para o Hospital Central de Emergência (HCE); e Hospital São José Operário (HSJO), em São Cristóvão; Para internação a indicação é o Hospital do Jardim Esperança, e o Hospital Municipal da Mulher/Criança (HMM/HMC), no Braga.

Além disso, haverá um esquema especial de atendimento com 10 ambulâncias, sendo uma baseada na Praça da Cidadania, na Praia do Forte, próxima à cabine da PM, e as demais distribuídas entre as unidades.

A saúde também entrou na campanha nacional “Prevenir é Viver o Carnaval #VamosCombinar”, que tem como objetivo incentivar a prevenção à Aids. Uma central de distribuição de preservativos será montada no Terminal Rodoviário Alexis Novellino. Segundo a Coordenadoria Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais, estarão à disposição da população, de maneira gratuita, 40 mil preservativos.

O Hospital Dia, que é a unidade de referência para prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), AIDS e hepatites virais, estará fechado durante o Carnaval, mas os profissionais estarão de prontidão para atendimento nas UPAs do Parque Burle e de Tamoios e no Hospital Municipal de Mulher (nesta unidade, exclusivamente para casos de violência sexual contra mulheres, gestantes e crianças).