Mobilização foi responsável pela imunização de 1.300 pessoas em todo município. 

Tentando conter o avanço da febre amarela no Estado do Rio, que, até a última semana, já contava 8 mortes em todo o estado, embora nenhuma na região, a Prefeitura de Macaé participou do Dia D estadual de vacinação contra a doença.

Realizado no último sábado, 27, a mobilização estadual foi responsável pela administração de 1.300 doses, que atenderam a população em todo município, sendo 9% na região serrana, de acordo com o governo municipal.

A iniciativa contou com 12 postos na área urbana e 5 equipes volantes, além de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), que atuaram nos distritos da região serrana do município.

“Quem não se vacinou neste dia (27 de janeiro) tem até 9 de fevereiro para se dirigir aos postos disponibilizados pela prefeitura”, alertou a prefeitura, lembrando que, neste mês de janeiro, cerca de 5 mil pessoas já foram imunizadas.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 98% da população de Macaé, ou seja, aproximadamente 195 mil pessoas, já estão protegidas contra a febre amarela, graças ao trabalho de imunização realizado pela pasta.

A prefeitura lembra ainda que a vacina é recomendada para pessoas de 9 meses a 59 anos, desde que não haja contraindicação, e que a dose aplicada na cidade é a dose padrão, sem ser fracionada, e por isso, vale para toda a vida.
“Quem já tomou a vacina contra a febre amarela pelo menos uma vez na vida, não precisa de uma nova dose, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em seu site oficial, seguindo também a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Gestantes, lactantes de crianças com até 6 meses de idade e pessoas com mais de 60 anos não devem receber a vacina. Nesse último caso, o médico deve avaliar o benefício e o risco da vacinação”, esclareceu o governo municipal.

As doses da vacina contra a febre amarela estão disponíveis na Casa da Vacina e no Pronto-Socorro do Aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, além de serem encontradas nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), onde o atendimento tem dias e horários diferenciados, que podem ser conferidos através do link, http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/dia-d-contra-febre-amarela-registra-1300-doses-aplicadas.

“Para quem vai viajar para áreas de mata, a recomendação é se imunizar com 10 dias de antecedência. Outra orientação é aguardar quatro semanas após a vacinação para doar sangue. Para doação de órgãos, vale o mesmo período”, concluiu a prefeitura.

Tunan Teixeira

Foto: Guga Malheiros