Atendimento aos doadores é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, mediante agendamento.

Bertha Muniz

O Hemocentro de Macaé mudou o seu número de telefone. Para agendamentos de doações e informações o novo número é:  22 2796-1756. Segundo os administradores do local, a unidade funciona 24 horas por dia, pois os hospitais precisam de sangue constantemente. Já o atendimento aos doadores é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, mediante agendamento.

São distribuídas 25 senhas por dia, por uma questão técnica, já que segundo o órgão, cada doador precisa passar por uma triagem e necessita permanecer no local por um tempo após a doação. Para não gerar transtorno aos doadores, o Hemocentro pede para que os interessados em doar sangue agendem o procedimento através do novo número.

A unidade garantiu que o novo telefone está funcionando perfeitamente. “Casos expostos em redes sociais, acabam gerando um maior número de doações, que nem sempre podem ser feitas no mesmo dia. Desta forma, acabamos tendo um volume muito grande em algumas ocasiões e em outras, nenhum doador. O agendamento facilita a organização desta demanda”, explicou um funcionário. Não deixe de doar. Agende seu horário. Caso haja algum problema no agendamento através do novo número, fale conosco e iremos atrás da solução.

Para doar é preciso ter entre 16 e 67 anos, mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tomado a vacina contra a gripe nas últimas 48 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenha doença de chagas. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório.